Notícias Notícias do Setor

Nova tecnologia Concreto têxtil

publicado em 19/06/2015

Nova tecnologia Concreto têxtil, o futuro do concreto armado

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a primeira instituição brasileira a iniciar pesquisa sobre concreto têxtil (textile-concrete). A nova tecnologia já é usada em obras na Alemanha e outros países europeus. Trata-se de uma rede formada por polímeros, fibras de carbono, vidro e resinas epóxi, capaz de substituir as armaduras de aço que há quase 200 anos compõem as estruturas de concreto armado.

Para o diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o concreto têxtil é um grande avanço, pois não corrói com a ação do tempo. O material tem uma configuração semelhante aos tecidos, por isso o nome concreto têxtil. ?Esse polímero é introduzido dentro do concreto, substituindo a armadura tradicional.

Com isso, o concreto pode ser moldado de outras maneiras, com sessões menores, além de ficar livre de corrosões. Ele põe fim também à questão da falta de cobrimento e, com isso, pode viabilizar estruturas mais eficientes e mais elegantes?, explicou o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS. (Com informações do Portal Piniweb)

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.