Notícias Notícias do Setor

Norma de Desempenho

publicado em 21/02/2014

Norma de Desempenho modifica grades curriculares dos cursos de graduação

Com a entrada em vigor da nova Norma de Desempenho (NBR 15.575:2013 ? Edificações Habitacionais ? Desempenho), cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) já começam a incluir em suas grades curriculares conteúdos sobre a os requisitos da Norma.

A informação foi dada durante o Seminário ?Impactos da Norma de Desempenho?, realizado pela CBIC, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sinduscon-SP, Secretarias de Habitação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Ministério das Cidades nos últimos dias 17 e 18, no IPT, em São Paulo.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), por exemplo, introduziu conceitos de Desempenho entre as décadas de 80 e 90 em função da importância de garantir o projeto de arquitetura nas exigências da Norma de Desempenho. Segundo a chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAU-USP, Rosaria Ono, desde 2008, quando surgiu a primeira versão da norma, foi destacada a sua importância em uma série de disciplinas da graduação, principalmente nas áreas de Projetos e de Tecnologia da Construção.

No que se refere às escolas de engenharia, o Prof. Dr. Francisco Ferreira Cardoso, Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), explica que, ?mudanças nas grades curriculares dos cursos são importantes, mas é preciso também alterar a forma de ensinar e envolver os alunos dos cursos de Engenharia Civil em assuntos desafiadores e sistêmicos como é o caso de toda a complexidade que envolve a Norma de Desempenho?.

Uma das novidades na Poli-USP está na estrutura curricular no curso de engenharia civil, a terceira mudança nos últimos anos. Algumas disciplinas obrigatórias já fazem abordagens referentes à norma, por exemplo: Física das Construções, Sistemas Prediais, Sistemas Estruturais, disciplinas que envolvem concretos de aço e materiais de construção, tecnologias etc. Disciplinas optativas livres referentes à Norma de Desempenho nos cursos de graduação também foram criadas. Um exemplo é a de Inovação Tecnológica.

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.