publicado em 15/03/2021
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o prefeito Rafael Greca manifestaram pesar pela morte do professor do curso de Engenharia Civil por 33 anos, Shido Ogura. O professor morreu aos 83 anos neste domingo após enfrentar um câncer.
Ogura era formado em engenharia civil pela UFPR. Foi professor do Departamento de Construção Civil até o ano de 1995. O professor também participou de várias associações, como o Instituto de Engenharia do Paraná, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural e a Associação dos Ex-alunos do Curso de Engenharia Civil da UFPR.
Atuando como engenheiro, Ogura participou de grandes projetos, como o trecho 7 do metrô de São Paulo, a cobertura do Clube Curitibano, o edifício da Telepar, blocos da Copel, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Estádio do Clube Athlético Paranaense, além de vários shoppings e edifícios.
O professor também fez parte da equipe que criou a solução estrutural do Palácio Castelo Branco, antigo Instituto de Educação do Paraná, obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1967.
"Perdemos nosso ilustre professor de Cálculo Estrutural e Paraninfo da turma de 1979, Doutor Engenheiro Shido Ogura. Renomado calculista de estruturas e perito na estabilidade de Edificações. Autor do cálculo que pôs em pé o vão livre do Museu Oscar Niemeyer. Professor laureado e homenageado muitas vezes na Escola de Engenharia Civil da UFPR. Possam os Anjos velar seu repouso com cânticos de Glória. Descanse na Casa do Senhor pelo muito que amou e trabalhou", postou o prefeito em suas redes sociais."Nunca o esqueceremos, admirável Mestre, Grande Engenheiro, Curitibano, Figura Cordial e Exemplar Mestre de Vida. Deixa desolados a viúva dona Aldira e os filhos da falecida primeira esposa: José Fernando Ogura, casado com a advogada Fernanda Andreazza e grande fotógrafo; Paulo Augusto Ogura violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná e Vanessa Ogura nossa colega engenheira civil. Sejam consolados. Professor Shido", afirmou Greca.
Fonte: Bem Paraná