Mercado imobiliário ganhará novos índices em 2013

publicado em 10/06/2013

Mercado imobiliário ganhará novos índices em 2013

Parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) utilizará a base de dados de todos os cartórios do Estado de São Paulo para levantar informações como a quantidade de transações realizadas e o preço de registro dos imóveis. Os índices devem fornecer dados mais precisos sobre o mercado.

A expectativa é de que os primeiros resultados sejam divulgados ainda neste ano. A construção dos novos índices sobre o setor será possível com a digitalização dos registros imobiliários de todo o Estado de São Paulo, oficializada há duas semanas com o lançamento do portal Registradores (www.registradores.org.br). Os preços de registro dos imóveis também serão levantados pela parceria Fipe e Arisp, embora o valor do metro quadrado nessa análise possa não refletir totalmente a realidade.

Dois índices atuais, o FipeZap e o índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R), do Banco Central, têm uma amostra mais precisa da tendência de variação do metro quadrado do que nos preços de mercado propriamente ditos. O primeiro pesquisa o valor anunciado do metro quadrado em 19 cidades e pode conter um viés de alta.

O segundo passa pela situação inversa. Como levanta o preço dos imóveis dados em garantia de empréstimos em 11 cidades, pode indicar valores um pouco abaixo da média, uma vez que os bancos são os responsáveis pela avaliação.

Fonte: CBIC