atualizado em 14/07/2020
A pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central com analistas do mercado financeiro, passou a projetar queda de 6,10% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. É a segunda semana consecutiva em que o referido levantamento reduz o pessimismo para este ano. Na pesquisa do dia 3/7, as projeções indicavam que o PIB Brasil encerraria 2020 em -6,50%.
“As novas estimativas encontram respaldo na divulgação de indicadores econômicos mais positivos nos últimos dias”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.
Segundo a economista, diante de uma crise que se configura como a pior da história do País nos últimos 120 anos, resultados mais satisfatórios, sem dúvida, trazem alento. Ainda que os números alcançados sejam insuficientes para recuperar as perdas observadas em março e abril, período de maior isolamento social e de paralisação das atividades, a melhora de alguns indicadores divulgados para os meses de maio e junho sinalizam que o pior pode ter ficado para trás.
A produção industrial registrou incremento de 7% em maio, em relação ao mês de abril, o que significou aumento da atividade em 12 dos 15 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o resultado da volta ao trabalho de algumas unidades depois da paralisação em função da Covid-19.
Veja a íntegra da análise da economista Ieda Vasconcelos no Informativo Econômico.
Fonte: CBIC