Membros da COMAT debatem proposta de revisão da norma de desempenho

publicado em 09/07/2020

No dia 26 de junho houve a primeira Reunião à distância do Grupo de trabalho de Desempenho Térmico, um dos capítulos da ABNT NBR 15.575. Na ocasião o coordenador do GT Professor Roberto Lamberts ficou à disposição dos presentes por duas horas respondendo a mais de 70 perguntas. A convite do presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o coordenador da comissão de revisão da norma, Fábio Villas boas, o secretário, Luiz Manetti e o Professor Lamberts, foram convidados para replicarem a experiência com os membros da COMAT/ CBIC, nesta segunda (dia 06).

"Quanto mais debate promovermos em torno da revisão da norma técnica de desempenho mais aprimorado será se conteúdo, maior será a afinidade desta com o estado da arte atual e, consequentemente, melhor atendida nas suas demandas estará sendo a sociedade brasileira ", destaca o Vice-Presidente de Área da CBIC e presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

Pontos específicos do texto-base proposto pelo GT foram debatidos, como a documentação do entorno, detalhamento dos cuidados da simulação, a proposta da retirada de medições em campo, informações sobre  absorbância das tintas e composições, assim como a condutividade térmica dos isolantes térmicos, as comprovações técnicas para os parâmetros projetados, a escolha das unidades para simulação, com a ideia do desempenho ser por unidade térrea, intermediária ou cobertura. "Saímos de um sistema que estava avaliando só inercia térmica, para uma avaliação de inércia, cargas internas, ventilação, com dados reais do clima, e avaliando o ano inteiro", reforça Lamberts.

Ao final da reunião, foi reiterada que a proposta do texto normativo para as partes 1, 4 e 5 da NBR 15.575, bem como vídeo da apresentação do método, permanecem acessíveis no link disponibilizado pela comissão de revisão. Os interessados também podem enviar as contribuições, por escrito, até o dia 16 de julho, para os e-mails do secretário e do relator, respectivamente: lh@manetti.com.br ; roberto.lamberts@gmail.com .

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto "Inovação e Tecnologia", realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade
Tour Virtual 360

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.