Meio Ambiente

publicado em 22/03/2016

O Sinduscon-PR em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Associação das Empresas Paranaenses de Reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (AEMPARCC), lançou no dia 21 de março, o Manual de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. O objetivo é oferecer uma orientação segura aos empreendedores de Curitiba da área, prestadores de serviço da coleta, transporte, tratamento, destinação final e reciclagem de resíduos do segmento.

Para o diretor executivo do Sinduscon-PR, João Guido Campelo, a parceria com a Prefeitura de Curitiba cresce cada vez mais. A entidade vem desenvolvendo agendas em conjunto com a administração, como a ação de coleta do lixo eletrônico realizada no dia 11 de março. ?Esta gestão é aberta ao diálogo. Já realizamos e vamos continuar desenvolvendo várias parcerias. Os curitibanos saem ganhando?, afirma.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, afirma que as cidades estão procurando avançar em relação ao desenvolvimento sustentável. Com a Região Metropolitana de Curitiba caminhando para atingir 4 milhões de habitantes, com 95% da população vivendo na área urbana, as questões ambientais não são mais retóricas. "Na semana do aniversário de 323 anos, Curitiba avança sendo exemplo para outras cidades. São ações importantes. Estamos, com muito trabalho, conseguindo unir pontos importantes das agendas econômica e social com a ambiental".

"Este manual vai auxiliar os profissionais do setor na redução dos impactos ambientais, contribuindo para a sustentabilidade por meio do correto gerenciamento dos resíduos conforme estabelecidos pela legislação, visando a ampliação da reciclagem desses materiais e a correta disposição final dos rejeitos", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

"Com a divulgação dos diversos procedimentos necessários para o cumprimento da legislação ambiental, tenho certeza que o Manual de Gerenciamento de Resíduos irá auxiliar e muito os técnicos e responsáveis da construção civil", reforça o superintendente de Obras e Serviços da SMMA, Alfredo Trindade.

Estiveram presentes no lançamento do manual os vereadores Felipe Braga Cortes, Hélio Werbinski e Rogério Campos, os secretários municipais de Governo, Ricardo Mac Dolnald Ghisi; de Planejamento e Administração, Fabio Scatolin; de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, e o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, além de administradores regionais e representantes do setor.

Clique aqui e confira o Manual de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil