Notícias Responsabilidade Social

Mega Feirão do Emprego da Construção reuniu mais de 2 mil pessoas na FIEP

publicado em 26/09/2022

O Mega Feirão do Emprego da Construção promovido pelo Sinduscon-PR, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, no dia 24 de setembro, reuniu aproximadamente 2 mil pessoas no Centro de Eventos da FIEP. Dos mais diferentes perfis, foram homens e mulheres em busca das vagas de emprego formal, com carteira assinada e todos os benefícios, ofertadas por construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços do setor.

Na abertura oficial, o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis, destacou que a indústria da construção deve crescer este ano acima da economia nacional, próximo a 3,5%, e gerar milhares de novos postos de emprego. “Nossa indústria é a locomotiva do desenvolvimento do Brasil. Mas para viabilizar o crescimento que estamos almejando, precisamos de pessoas interessadas em atuar no nosso setor. E quem não tem conhecimento ou experiência, pode buscar os cursos gratuitos do Sistema Sesi e Senai-PR para se qualificar e conseguir melhores oportunidades nas empresas”, reforçou. A superintendente Sesi/IEL e diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, citou a relação de cursos gratuitos disponíveis, como a EJA (Educação de Jovens e Adultos) anos finais (6o a 9o ano e ensino médio), cursos profissionalizantes como pedreiro de alvenaria, montagem de formas e armação de ferragens, leitura e interpretação de projetos, além de dois cursos específicos para mulheres: técnicas e execução de manutenção e instalações elétricas residenciais, e manutenção de sistemas hidráulicos. “Aproveitem para se inserir nesta indústria que só cresce e ajuda a desenvolver o nosso Estado”, frisa.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da abertura do Mega Feirão. “Agradecemos a todas as empresas da construção civil que estão aqui ofertando vagas de trabalho, pois sabemos que não há uma oportunidade melhor para uma pessoa do que um emprego”, disse.

O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, enalteceu o evento por criar a oportunidade de reunir num mesmo espaço empresas dispostas a empregar e pessoas interessadas trabalhar, além de cursos gratuitos.  “A qualificação amplia o horizonte dos trabalhadores que querem se capacitar, buscar crescimento profissional e melhores salários. Sem dúvidas, o melhor programa social é o trabalho, por gerar renda e qualidade de vida para as famílias.

Durante a feira, os trabalhadores contaram com o apoio da Agência do Trabalhador, que orientou quanto à Carteira de Trabalho Digital e preenchimento de currículo, além de poder conhecer produtos e soluções tecnológicas desenvolvidas por fornecedores da indústria construção

Rodrigo Assis aproveitou para salientar e agradecer a parceria da FIEP, da Ademi-PR, do Estado e da Prefeitura de Curitiba para a realização e sucesso do evento. Para facilitar a ida e a volta dos candidatos ao Centro de Eventos da Fiep, a Urbs ofereceu transporte gratuito na Praça Rui Barbosa, Centro. A Prefeitura fez ainda o encaminhamento de trabalhadores que são atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.

Presenças

Participaram também da abertura do Mega Feirão a presidente da FAS (Fundação de Ação Social), Maria Alice Erthal; a superintendente de Gestão da Fundação, Veranice Vieira de Lara Hayashida, e o Presidente da CPRT da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Fernando Guedes.