atualizado em 02/12/2020
A Construção Civil é considerada um dos setores com o maior risco e de maior incidência de acidentes de trabalho. O setor é apontado pela OIT - Organização Internacional do Trabalho - como um dos mais perigosos, registrando número alarmantes de acidentes. Dados fornecidos pelo Ministério Público do Trabalho revelam que, entre os anos de 2012 a 2018, foram mais de 97 mil acidentes de trabalho registrados no Brasil na área da construção civil. Estes dados evidenciam uma preocupação constante dos gestores em reduzir os índices de acidentes de trabalho no setor e os custos com afastamentos e indenizações trabalhistas.
Diante desse cenário, fica evidente a importância de se implantar uma gestão de segurança eficaz nos canteiros de obra, proporcionando ambientes salubres e seguros para o labor, com sistemas de gestão de acompanhamento, controle de riscos e treinamentos direcionados, de forma que o caminho mais eficaz para se reduzir os índices de acidentes de trabalho é a conscientização, a gestão de segurança na obra e a valorização do capital humano.
O Manual Técnico - BIM na Segurança do Trabalho vem com o objetivo de implementar a gestão e automatização do canteiro de obras relativos a SST de modo a planejar as ações antecipadamente. Esse planejamento é possível a partir das análises e checagem de conflitos em BIM, visualização em realidade virtual, assim como pelo desenvolvimento de objetos de proteção coletiva.
Acesse: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/blog/FreeComponent36287content450780.shtml