Mais de 250 pessoas realizam exames preventivos contra o câncer no Seconci-PR

publicado em 16/11/2022

Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2022, mais de 250 pessoas, entre trabalhadores de empresas associadas ao Sinduscon-PR, Seconci-PR e colaboradores das entidades, realizaram exames preventivos contra câncer, dentro da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul.

Esta ação faz parte do Programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, realizado pelo Sesi-PR, por meio de caminhão itinerante. A unidade móvel possui equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais especializados para atender os colaboradores das empresas, como equipe de enfermagem e técnica em radiologia.

Ao todo, foram efetuados 105 exames de Mamografia (para mulheres acima de 40 anos, para prevenção do câncer de mama), 150 exames de PSA (feito por meio da coleta de sague para homens acima de 40 anos para prevenção do câncer de próstata), 80 exames de pele, para análise de lesões pré-existentes, como manchas e feridas (para reconhecer se são lesões de característica oncológica e definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário), e 70 exames de Papanicolau, para mulheres que tenham iniciado atividade sexual (para prevenção do câncer de colo de útero).

O objetivo principal da ação é conscientizar as pessoas quanto a importância dos exames preventivos para combater aos canceres de mama, útero, pele e próstata, reduzindo assim os riscos de desenvolver a esses tipos de doença, bem como fomentar a adoção de um modo de vida saudável e a diminuição aos fatores de risco.

Os casos em que houver resultado alterado serão tratados direto com os pacientes, já com orientações sobre encaminhamento médico, mais exames e tratamento.