publicado em 02/09/2009
Lula participa da abertura do 81º ENIC
Mais de 1,2 mil pessoas, entre políticos, empresários, representantes de entidades do setor da construção civil e imprensa participaram dia 1° de setembro da abertura oficial do 81º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil), realizado no Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro das Cidades, Márcio Fortes; do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto, e do governador do estado, Sérgio Cabral, prossegue até quarta-feira, dia 3 de setembro.
Discutir os desafios e os caminhos para que a construção civil se mantenha como forte elemento de estabilidade econômica e social é um dos objetivos do ENIC, que é promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
A cerimônia teve início com discurso do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que deu ênfase ao programa Minha Casa Minha Vida, destacando as 30 mil unidades habitacionais em análise na capital fluminense. ?Este é um programa que certamente mudará todas as cidades brasileiras. E nós aqui no Rio pretendemos bater todos os recordes?, promete.
Paulo Simão, presidente da CBIC, destacou em seu discurso a importância do Planseq (Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil), do Moradia Digna (busca a erradicação do déficit habitacional em 15 anos), Sanear é Viver (que visa prover serviços adequados de saneamento à população), além dos projetos de inovação tecnológica, construção sustentável, e obras para a Copa do Mundo de 2014.
Nesta quarta-feira, dia 2, a CBIC fará a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social Edição 2009 aos mais importantes projetos desenvolvidos por empresas da indústria da construção. A premiação é dividida em três categorias: "Entidade", "Empresa" e "Destaque Social" e tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da indústria da construção e do mercado imobiliário.