atualizado em 28/05/2022
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, no dia 27, a já tradicional live “CBIC Economia” com a economista da entidade, Ieda Vasconcelos. A especialista fez uma análise da conjuntura econômica do país com temas relevantes do cenário atual do setor da construção civil e da economia brasileira.
Prévia da inflação de maio, novas perspectivas de elevações nas taxas de juros, continuidade do incremento no custo com os materiais de construção e o desempenho do mercado imobiliário no País no primeiro trimestre do ano foram alguns dos temas abordados pela economista durante a live, que contou com uma grande interação com os internautas, fazendo perguntas e também comentando suas opiniões sobre os temas discutidos.
Sobre a inflação, Ieda Vasconcelos informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é considerado uma prévia da inflação, continuou aumentando. Apesar de ter desacelerado para 0,59% em maio, resultado 1,14 ponto percentual abaixo do registrado em abril (1,73%), foi o maior indicador para o mês desde 2016, quando foi 0,86%. Ela explicou que o impacto positivo exercido pelo grupo dos Transportes, que registrou alta de 1,80%, com a elevação das passagens aéreas e também dos combustíveis.
A especialista comentou que o aumento da inflação tem levado diversos analistas a elevarem as suas perspectivas para a taxa Selic em 2022. De acordo com ela, algumas projeções já colocam a Selic perto de 14% ao ano, o que poderia gerar um impacto ainda mais danoso para o nível da atividade econômica nacional. “Esses aumentos muito fortes de juros acabam beneficiando os segmentos financeiros e acabam por desestimular os investimentos produtivos”, disse Vasconcelos.
Outro assunto debatido foi a respeito do aumento de custos dos materiais. Ieda comentou sobre o estudo desenvolvido pela CBIC, que mostra o impacto do forte incremento do preço do aço em alguns tipos de construções. Destacou, ainda, as fortes elevações que continuam acontecendo nos custos do setor. “Nós continuamos com elevações mais fortes em alguns insumos, como o cimento, o que continua gerando incertezas no setor”, disse.
Outros assuntos importantes para o setor da construção fizeram parte do debate, se você perdeu, clique aqui e assista a live completa.
A economista da CBIC, Ieda Vasconcelos realiza a Live “CBC Economia” de 15 em 15 dias, pelo instagram da entidade e aborda os principais assuntos econômicos do momento, tirando dúvidas e interagindo com os participantes. O próximo encontro está marcado para 10 de junho. Participe!