Inovação contribui para o desenvolvimento do setor industrial no Paraná

publicado em 19/10/2020

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação. Esta é uma oportunidade de lembrar que a inovação é uma prática importante para o desenvolvimento social e econômico de um país e tem na indústria um de seus pilares. Para Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, a inovação está presente na sociedade desde o início dos tempos: “A história mostra que a inovação traz prosperidade, qualidade de vida (por exemplo, as diversas inovações e tecnologias na área da saúde ou no setor de alimentos), trouxe a difusão de informações e ampliou a possibilidade de conexões entre as pessoas. E este é um ponto chave para a inovação: quanto mais as conexões acontecem, maior e mais rápida é nossa capacidade de inovar”.

Conexão é essencial, também, para a inovação no âmbito empresarial. “É fato que a inovação não é um movimento solitário, é de espécie colaborativa como um todo. A partir do momento que o empresário entende que a essência da inovação é a conexão e a colaboração, passa a fomentar isso dentro da sua empresa, aproximando-se de outras empresas e entidades, como universidades e o Sistema S. Isso faz com que a indústria faça parte de um ecossistema inovador, tenha uma capacidade maior de colaboração e comece a implementar novas ideias”, explica o gerente.

Para promover um senso de inovação entre os empresários brasileiros, é preciso desmistificar a ideia de que inovar é caro e exige um investimento muito alto em tecnologia. “Inovar é mais simples do que parece: é se conectar, trocar ideias, falar sobre diversos assuntos e depois implementar essas possibilidades levantadas na troca de conhecimento. Quando trazemos essas premissas para o mundo corporativo, a prosperidade vem junto: com novos produtos, processos melhores, serviços mais eficientes e baratos. Como consequência, a empresa pode crescer, contratar mais, mudar o contexto da sua cidade ou até do mundo inteiro”, afirma Fabrício.

Para facilitar a implantação de projetos inovadores, estimular a cultura de inovação e a geração de valor nas empresas, o Senai realiza consultorias em áreas como gestão da inovação e captação de recursos, além de apoiar o desenvolvimento

de projetos tecnológicos por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. “Facilitamos e agilizamos a geração e a transformação de ideias em soluções inovadoras, apoiando todas as etapas do processo de gestão da inovação, desde a concepção da ideia até a disponibilização para o mercado”, explica Fabrício. Além disso, o Senai auxilia na identificação de fontes de recursos para subsidiar o desenvolvimento e implementação das inovações. Entre as fontes de recursos disponíveis do Senai está a Plataforma Edital de Inovação para a Indústria, que já apoiou mais de 1040 empresas nacionalmente aportando cerca de 711 milhões de reais nos últimos 16 anos.

Para acompanhar as ações do Senai no Paraná para a promoção de inovação no estado, acesse: https://www.senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao/ ou entre em contato pelo WhatsApp: (41) 98850-9653.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.