Inflação oficial sobe e fica em 0,24% em setembro

Inflação oficial sobe e fica em 0,24% em setembro

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para fixar as metas de inflação, fechou o mês de setembro em 0,24%, resultado superior ao registrado em agosto (0,15%). Em setembro do ano passado, o índice foi de 0,26%.

Com o resultado, divulgado hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula no ano alta de 3,21%, abaixo da elevação de 4,76% verificada no mesmo período de 2008. Já no período de 12 meses, o índice acumula 4,34%, próximo ao resultado dos 12 meses imediatamente anteriores (4,36%).

Os produtos não alimentícios tiveram alta de 0,35% em setembro, depois de terem subido 0,20% em agosto. As principais pressões partiram dos itens gás de botijão (3,40%) e empregados domésticos (1,15%), que contribuíram para a alta do grupo habitação (de 0,47% para 0,62%).

Segundo o IBGE, também subiram as taxas de despesas pessoais (de 0,27% para 0,52%); transportes (de ?0,11% para 0,27%), com destaque para automóveis novos (de 0,25% para 0,67%) e usados (de ?1,55% para 0,86%); comunicação (de ?0,02% para 0,22%), influenciada pela conta de telefone fixo, que ficou 0,32% mais cara; vestuário (de 0,13% para 0,58%); e saúde e cuidados pessoais (de 0,21% para 0,30%).

Já os alimentos tiveram queda mais intensa e passaram de ? 0,01% em agosto para deflação de 0,14% em setembro. A principal contribuição para o movimento partiu do leite pasteurizado, que ficou 8,76% mais barato no período. Também caíram os preços da cenoura (?8,77%), do feijão carioca (?6,17%) e do feijão preto (?4,84%).

Regionalmente, o índice mais elevado foi apurado em Salvador (0,46%), influenciado pela alta dos remédios (1,03%) e pelo custo com empregado doméstico (5,78%). Na outra ponta, aparece Goiânia (0,01%), com o menor índice, seguida por Belém (0,02%).

Para calcular o índice, o IBGE coletou preços no período de 29 de agosto a 28 de setembro e os comparou aos vigentes entre 29 de julho e 28 de agosto.

O IPCA apura a inflação para as famílias com rendimentos de até 40 salários mínimos e abrange nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

Fonte: Agência Brasil