Inflação medida pelo IGP-DI diminui em julho

Inflação medida pelo IGP-DI diminui em julho

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getulio Vargas (FGV), diminuiu em julho, em relação à taxa do mês anterior. Segundo os dados divulgados hoje (5) pela FGV, o IGP-DI de julho foi de 0,22%, ante 0,34% em junho.

O IGP-DI têm três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

De acordo com a FGV, os preços ao produtor amplo (IPA) apresentaram uma inflação de 0,34% em julho, resultado 0,09 ponto percentual inferior ao de junho (0,43%). Os principais responsáveis pela redução foram os alimentos in natura, que tiveram queda nos preços de 6,46%, ante 0,99%, e os materiais e componentes para construção, com 0,08%, contra uma taxa de 1,09% em junho.

O custo da construção (INCC) também ficou menor em julho, com uma taxa de 0,44%, abaixo do resultado do mês anterior (1,09%). Os três grupos componentes do índice apresentaram reduções nas taxas de variação: materiais e equipamentos, de 0,94% para 0,43%; serviços, de 0,71% para 0,42%; e mão de obra, de 1,30% para 0,46%.

Já os preços ao consumidor (IPC) mantiveram a variação nos dois meses, uma deflação de 0,21%, apesar das quedas nos setores de vestuário (de 0,71% para -0,70%), educação, leitura e recreação (de 0,01% para -0,10%), habitação (de 0,29% para 0,23%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,46% para 0,42%).

Os destaques dos preços ao consumidor foram as reduções nos seguintes itens: roupas (de 0,78% para -0,82%), passagem aérea (de 4,09% para -7,09%), mobiliário (de 0,77% para -0,29%) e dentista (de 0,78% para -0,52%).

Fonte: Agência Brasil