Índice Nacional da Construção Civil varia 0,74% em julho

Índice Nacional da Construção Civil varia 0,74% em julho

Cristiane Ribeiro
 Repórter da Agênca Brasil

Rio de Janeiro - O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) ficou em 0,74% em julho avançando 0,08 ponto percentual na comparação com o de junho (0,66%). A alta foi ainda mais intensa em relação a julho do ano passado, quando o índice foi de 0,48%, conforme divulgou hoje (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o instituto, o avanço do custo da construção civil deve-se aos reajustes nos salários dos trabalhadores do setor. O componente mão de obra variou 1,06%, ante a taxa de 0,83% de junho. Já a parcela dos materiais de construção ficou em 0,49%, abaixo da taxa do mês anterior, de 0,53%.

Mato Grosso (6,65%), Paraná (4,89%) e Acre (4,01%) foram os estados com maior alta do custo da construção, enquanto Piauí (0,10%), Minas Gerais (0,12%) e Roraima (0,17%) ficaram com as menores taxas.

O Sinapi é calculado pelo IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal visando a elaboração e avaliação de orçamentos e de acompanhamentos de custos. O índice serve como referência para a delimitação de custos de execução de obras públicas.

Fonte: Agência Brasil