IGP-DI tem alta significativa em janeiro

publicado em 05/02/2010

Inflação dos preços gerais da economia tem em janeiro maior alta desde outubro de 2008

Riomar Trindade
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A alta de 1,01% no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi a maior desde outubro de 2008. O desempenho refletiu o aumento generalizado nos três componentes do índice. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em outubro de 2008, o avanço do IGP foi de 1,09%. O mercado trabalhava com uma variação ao redor de 0,7%.

Entre os componentes do índice, o Índice de Preços por Atacado (IPA) registrou alta de 0,96% em janeiro, depois de cair 0,29% em dezembro. O IPA agrícola recuou 0,32% no mês passado, ante queda de 1,21% em dezembro. E o IPA industrial teve alta de 1,37%, contra variação positiva de 0,02% no mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado, os bens finais aumentaram 1,33% em janeiro, ante a taxa de menos 0,43% em dezembro do ano passado.Já a variação dos bens intermediários foi de 1,28% em janeiro, diante de variação zero em dezembro de 2009.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mostrou alta de 1,29% em janeiro, contra elevação de 0,24% em dezembro. Seis das sete despesas componentes do índice apresentaram acréscimos nas taxas de variação e a maior contribuição para a alta partiu dos grupos alimentação(0,20% para 1,57%), transportes (0,30% para 3,45%), e educação, leitura e recreação, que subiu de 0,30% para 3,09% de um mês para o outro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, teve aumento de 0,64% em janeiro, acima da elevação de 0,10% em dezembro. Os três grupos que compõem o índice registraram acréscimos em suas taxas de variação: materiais e equipamentos (de 0,17% para 0,34%0, serviços (de 0,30% para 1,61%) e mão de obra (de menos 0,01% para 0,68%).

Fonte: Agência Brasil