IGP-DI diminui e fecha o mês de outubro em 0,40%

IGP-DI diminui e fecha o mês de outubro em 0,40%

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) diminuiu em outubro e fechou o mês com taxa de variação de 0,40%. Em setembro, o índice havia ficado em 0,75%. De acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no ano, o IGP-DI acumula alta de 4,72% e de 6,78% no período de 12 meses.

O resultado foi influenciado pela redução do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passou de 0,94% para 0,48%. Caíram os preços da soja em grão (de 5,49% para -4,15%), do milho em grão (de 3,33% para -3,65%) e do café em grão (de 9,57% para -0,29%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também sofreu diminuição no período e registrou taxa de 0,26%, abaixo da apurada no mês anterior, de 0,50%. Seis das sete classes de despesa tiveram decréscimo em suas taxas, com destaque para alimentação (de 0,55% para 0%). Pesaram menos no bolso do consumidor as frutas (de 3,44% para -0,68%), os laticínios (de 2,00% para 0,22%) e os adoçantes (de 3,84% para -1,08%).

O mesmo movimento foi observado em habitação (de 0,65% para 0,53%), transportes (de 0,14% para -0,10%), saúde e cuidados pessoais (de 0,51% para 0,39%), vestuário (de 0,93% para 0,76%) e despesas diversas (de 0,29% para 0,15%).

Por outro lado, o grupo educação, leitura e recreação (de 0,20% para 0,30%) registrou alta de um mês para o outro, influenciado pelas passagens aéreas (de 5,94% para 7,27%) que ficaram mais caras.

Último componente do IGP-DI, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,23% em outubro e superou o resultado do mês anterior (0,14%). Ficaram mais caros os materiais e equipamentos (de 0,23% para 0,31%) e o custo da mão de obra (de 0,01% para 0,16%). Já a taxa dos serviços diminuiu de 0,48% para 0,25%.

Para calcular o IGP-DI, foram coletados preços entre os dias 1º e 31 de outubro.

Fonte: Agência Brasil