Hora de transformar o Brasil

publicado em 29/08/2016

Sinduscon-PR marca posicionamento em assuntos relevantes do cenário político e econômico

O Sinduscon-PR, ao lado de outras entidades da sociedade civil organizada, vem se posicionando publicamente sobre alguns temas importantes no cenário político e econômico brasileiro. Desde que começaram as discussões sobre o Impeachment de Dilma Rousseff, manifestou-se favorável ao afastamento da presidente, declarou apoio a todas as ações de combate à corrupção e aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Justiça Federal, em especial ao Juiz Sérgio Moro.

Na visão do presidente da entidade, José Eugenio Gizzi, é importante a sociedade exigir da classe política mudanças drásticas na maneira de conduzir nosso país. ?Temos que alcançar uma estabilidade política que nos permita discutir as ações necessárias para que o Brasil reencontre o rumo do desenvolvimento. E devemos reforçar que ninguém está acima da lei. Quem insiste em desrespeitá-la deve sofrer as consequências?, frisa.

No dia 11 de agosto, uma delegação de empresários paranaenses participou de reunião com o presidente em exercício Michel Temer, durante o ?Encontro com a Construção Civil - Unindo forças para construir o futuro do Brasil?, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento reuniu mais de 800 representantes de todos os segmentos do ciclo produtivo do setor, vindos de todos os 27 Estados brasileiros.

Na oportunidade, Temer propôs a criação de um fórum permanente de diálogo entre a Presidência da República e representantes da construção civil. O grupo a ser criado irá se reunir a cada 45 dias, no gabinete do Palácio, para avaliar o andamento das ações do destinadas ao setor.

Gizzi explica que a intenção foi manifestar apoio ao governo Temer e às medidas propostas para o Brasil recuperar a credibilidade e restabelecer um ambiente de normalidade no País.

Uma dose de patriotismo

Uma ação desenvolvida pela FIEP, dentro de um projeto maior denominado Hora de Transformar o Brasil, é a distribuição de bandeiras do Brasil para sindicatos e empresas do setor. ?O civismo e o patriotismo são combustíveis para a evolução de qualquer nação. Tão importante quanto lutar por melhorias para o Brasil é demonstrar claramente que amamos nossa pátria e jamais vamos abandoná-la. Queremos vê-la sendo conduzida de acordo com o lema estampado em nosso símbolo maior: Ordem e Progresso?, destaca o presidente da FIEP, Edson Campagnolo.

Neste sentido, a FIEP tem disponibilizado bandeiras do Brasil para que as empresas possam hasteá-las em frente às suas sedes ou obras. As associadas ao Sinduscon-PR interessas em retirar uma bandeira podem entrar em contato pelo telefone (41) 3051-4335.

Sinduscon-PR apoia campanha Vote Bem

O Sinduscon-PR aderiu à campanha Vote Bem, um movimento apartidário que, desde 2014, reúne entidades, organizações e personalidades para estimular o exercício da cidadania e a reflexão sobre a importância do voto e das eleições.

As eleições são momentos decisivos nas democracias. Os representantes escolhidos nas urnas são responsáveis por aprovar as leis e executar as políticas públicas que afetam diretamente a vida de todos os cidadãos. Assim, o voto e o acompanhamento do trabalho dos políticos eleitos são fatores realmente transformadores da sociedade.

O objetivo principal desta campanha é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar com informação e fiscalizar os representantes. A informação, o debate de ideias e a troca de experiências são as principais ferramentas utilizadas pelo Vote Bem nessa mobilização para ajudar na construção de um Brasil melhor.

Construtora San Remo provoca reflexão

O vice-presidente da área de Indústria Imobiliária do Sinduscon-PR e diretor-presidente da Construtora San Remo, João Carlos Perussolo, abordou este tema em reunião promovida com todos os funcionários da empresa. Na oportunidade, foram transmitidos vídeos curtos e informativos sobre a campanha Vote Bem e sobre corrupção. ?Fiz uma breve explanação sobre a importância das eleições e do voto de cada um. Do quanto esta decisão pode impactar em suas vidas, em suas famílias e na sociedade como um todo. Questionei quem lembrava em quem havia votado nas últimas eleições, se costumavam acompanhar e cobrar resultados de seus governantes, e quem estava satisfeito com o desempenho de seus candidatos?, diz.

Ele salienta que a intenção é provocar a reflexão de todos, para que já neste pleito de outubro as pessoas avaliem bem os postulantes, pesquisem sobre seu passado, suas principais atividades já desenvolvidas até o momento, se são ficha limpa ou não, e quais propostas têm para melhorar nossa cidade.

"Percebi que a maioria gostou bastante de poder debater sobre este assunto na empresa. Os funcionários solicitaram que uma nova reunião seja agendada em setembro para que possam avançar nas discussões sobre este tema e, desta forma, tenham mais informações para votar bem nas eleições para prefeito e vereadores", frisa.

Leve esta campanha para sua empresa

As associadas ao Sinduscon-PR interessadas em promover estas discussões com seus funcionários podem aproveitar as informações contidas no site Vote Bem (votebem.org.br).

Perussolo salienta que é muito importante destacar aos colaboradores que o voto não acaba nas urnas e que todos são corresponsáveis pelas consequências de suas escolhas, pois o resultado das urnas impacta no bem-estar das pessoas e nos investimentos que serão priorizados nas cidades.