Notícias Indústria Imobiliária

Guia aponta panorama positivo para investidores em mercado imobiliário

atualizado em 15/06/2020

Num período de tantos questionamentos sobre o novo fluxo da economia e as suas diferentes vertentes, iniciativa conjunta entre entidade e empresa do setor da construção possibilitou a criação do Guia do Investimento Imobiliário. O e-book, ou livro em formato digital, apresenta informações importantes de como desvendar esse universo e investir em imóveis com mais segurança.

Elaborado pelo diretor do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e das Regiões dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales), engenheiro Ricardo de Araújo Ramos, sócio e diretor da RZA Engenharia de Resultado e diretor da Solar Negócios Imobiliários, a convite da Chwartzmann Construções Incorporações, o material visa responder questões sobre porque investir e como isso se encaixa em cada perfil.

Segundo o especialista em investimentos imobiliários, muito tem sido falado sobre a segurança e a adequação ao risco de investir em imóveis. "Isso ocorre especialmente em comparação a outros investimentos variáveis, como as ações, que oscilam bastante na bolsa, com sua característica de volatilidade muito alta, e como renda fixa, com sua rentabilidade cada vez mais baixa, puxada pela redução das taxas de juros no Brasil".

Sendo assim, o olhar dos investidores e analistas está se voltando com intensidade para alternativas no mercado imobiliário, afirma.

Historicamente, este é um mercado que sempre permitiu, para quem investe nele, um alto grau de confiança, por se tratar de um bem físico. Independentemente de qualquer situação, se tem um ativo imobilizado como resultado, avalia o especialista, "diferente de outras opções, onde todo o dinheiro investido pode simplesmente desaparecer". Tendo o devido cuidado, na escolha do investimento, o risco se torna aceitável, lembrando que isso significa optar por empresas consolidadas.

Para Ramos, cabem sempre ser avaliadas questões estruturais, como:

  • seguros da obra
  • contabilidade separada por empreendimento
  • capacidade/estrutura financeira, que permita ir até o final da obra

Também impactam questões comerciais como:

  • venda para o mercado somente após registro de incorporação;
  • desenvolvimento de produtos com foco em atender as demandas do cliente;
  • estar atento às novas ferramentas de vendas, que potencializam resultados.

O pós-venda também deve ser considerado:

Ter no seu corpo técnico profissionais qualificados para conseguir entregar o produto anunciado e com o qual a empresa se comprometeu na incorporação;

criar canais de comunicação com seu cliente, para poder atender as demandas, que surgirem de forma ágil e humana. ]

"Encontrar empresas com esses perfis e criar uma relação de longo prazo é o segredo para seguir investindo no mercado imobiliário e colher os melhores frutos, que essa modalidade tem para oferecer", destaca.

Outro aspecto a ser considerado são as diversas modalidades de investimentos no mercado imobiliário e o perfil de investidor mais adequado. Entre os perfis estão:

  • o que deseja aumentar volume dos recursos
  • o que quer rentabilizar aplicação dos recursos
  • o perfil entendedor do mercado e o patrimonial para renda

Cuidados na hora de investir

Ao optar por entrar no mercado imobiliário como investidor é importante ter presente alguns cuidados. Estar bem assessorado e buscar lidar com pessoas sérias e preocupadas com uma relação de longo prazo; analisar a viabilidade olhando para todos os custos envolvidos e projetar quando acontecerão os retornos, de qualquer que seja a modalidade de investimento imobiliário são alguns pontos importantes a serem analisados.

Outro aspecto que deve ser considerado é lembrar de incluir custos de escrituras, correção pela inflação, mobília das unidades, além de despesas com vendas (marketing e comissão). Também valor de condomínio e IPTU, no período em que o imóvel estará no seu nome; Imposto de Renda sobre ganho de capital, custo com cessão de direitos (em casos de venda durante a planta); incluindo despesas de análise de financiamentos, entre outros custos específicos de cada transação.

Veja o material completo poderá ser acessado gratuitamente.

Compartilhe


Publicidade
Tour Virtual 360

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.