Grupo PAC/CBIC encerra trabalhos

publicado em 26/08/2009

Grupo PAC/ Trabalhadores da Construção encerra trabalhos

Resumo será apresentado durante 81º Enic

O Grupo de Trabalho PAC/Trabalhadores da Construção Civil, instituído para analisar os projetos apresentados pelas Centrais Sindicais ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre os trabalhadores do setor, no âmbito dos investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), encerrou ontem seus trabalhos. O Grupo tripartite era composto por representantes e suplentes do MTE, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro, Casa Civil da Presidência da República, Ministério das Cidades, Ministério da Previdência Social, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Central Geral dos Trabalhadores, Central Única dos Trabalhadores, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores e União Geral dos Trabalhadores, CBIC e a Associação Brasileira da Indústria da Construção. Resumo dos entendimentos realizados será apresentado pela CPRT/CBIC durante o 81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no Rio de Janeiro. Dentre os temas tratados estão: meta de emprego e formalização; participação das entidades sindicais representativas dos trabalhadores na construção no acompanhamento das metas de emprego e formalização; exigência de que os incentivos concedidos se reflitam na devida proporção na queda dos preços de imóveis acabados e de material de construção; criação de um programa nacional de qualificação e segurança no trabalho nas obras da construção, e garantias de criação de empregos formalizados em novas obras de infra-estrutura a serem financiados pelo FGTS. A CBIC participou do grupo, representado pelo vice-presidente técnico do Sinduscon-PR, Euclesio Manoel Finatti.

Fonte: CBIC