publicado em 25/11/2021
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) deu início nesta quarta-feira (24/11) a uma série de diálogos para a construção do Plano Nacional de Habitação, com vigência esperada até 2040 (PlanHab 2040). O instrumento servirá de base para o planejamento e a implementação da política habitacional do Governo Federal nas próximas duas décadas.
Até 10/12, com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), serão realizados seis webinários, um com enfoque nacional e os demais voltados às cinco regiões brasileiras, todos das 14h às 17h:
- Nacional: 24 de novembro de 2021
- Regional – Norte: 26 de novembro de 2021
- Regional – Nordeste: 1º de dezembro de 2021
- Regional – Centro-Oeste: 3 de dezembro de 2021
- Regional – Sul: 8 de dezembro de 2021
- Regional – Sudeste: 10 de dezembro de 2021
Os webinários contarão com a contribuição de agentes da cadeia produtiva, da academia, de organizações da sociedade civil e de administrações locais. As inscrições para o evento nacional já estão abertas e podem ser feitas neste link.
“O PlanHab 2040 se apresenta como um instrumento dinâmico de planejamento da política pública de habitação no Brasil. Para isso, adota como fundamento a construção de uma metodologia técnica e participativa para sua elaboração, implementação e monitoramento”, destaca o Secretário Nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos.
A metodologia tem como base a formulação de um processo técnico que permita mapear os principais gargalos do setor habitacional no país, assim como desenhar cenários futuros de planejamento. Por outro, adota uma perspectiva de suporte e consulta à extensa rede de atores envolvidos com a temática no país.
O processo de elaboração do Plano Nacional de Habitação já foi iniciado e a previsão é que o plano de ação seja finalizado em 2022. Até lá, serão formulados e debatidos estudos técnicos e proposições para a implementação e monitoramento de medidas e mecanismos para abordar a questão da moradia nas diferentes regiões do país, com a contribuição de agentes da cadeia produtiva, da sociedade civil e de governos locais.
Sustentabilidade ambiental
Um dos desafios na elaboração do PlanHab 2040 será a abordagem da sustentabilidade ambiental de forma transversal. Em consonância com os Objetivos e Metas do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana, o PlanHab deverá promover propostas e ações para um habitat com equilíbrio socioambiental.
(Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional )