publicado em 05/06/2012
Governo deve anunciar pacote ambiental nesta terça-feira
Será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20). O evento marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) no Brasil. A expectativa é de que ela contribua para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Para marcar a realização do evento e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo federal deve criar esta semana unidades de conservação e novas áreas indígenas e anunciar investimento superior a R$ 1,8 bilhão em nova política de resíduos sólidos.
Além disso, pode ser assinado um decreto que estabelece critérios de sustentabilidade para as compras públicas.
O governo estuda ainda um programa de subsídio e financiamento público para acabar com os lixões no país e instituir uma agenda nacional de reciclagem de resíduos sólidos.
Dados oficiais mostram que o Brasil se desfaz, por dia, de quase 200 mil toneladas de resíduos sólidos.
Desses, menos de 2% são reciclados. Quase 40% são lançados no ambiente de forma considerada inadequada.