Governo anuncia que PAC será preservado

publicado em 03/02/2009

Governo anuncia que PAC será preservado

O governo federal anunciou no último dia 27/01 um bloqueio provisório que reduz R$ 37,4 bilhões do Orçamento da União deste ano até o próximo mês de março. A medida foi tomada com o objetivo de prevenir o País contra a queda na arrecadação de impostos, em função do crescimento econômico reduzido deste ano.

No entanto, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, sinalizou que o presidente Lula deseja recompor o orçamento dos ministérios da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e também do PAC.

"Sabemos que teremos uma receita bem menor do que a prevista na lei orçamentária, mas não sabemos quanto", explicou Paulo Bernardo.

Os gastos com investimentos foram os mais atingidos, sendo reduzidos em R$ 14, 7 bilhões, ou 30,5%. Mas o governo afirma que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está preservado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o bloqueio de R$ 37,2 bilhões não deverá interferir nos investimentos e que está mantida a previsão das obras importantes. "O governo tratará o Orçamento com responsabilidade", declarou o presidente.

- Vamos gastar apenas aquilo que podemos gastar. O que nós preservamos são os investimentos públicos brasileiros. Nós vamos fazer investimentos. Estão mantidas todas as obras importantes - garantiu o presidente, ao lado da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.