Gestão de resíduos abre primeira reunião do ano

publicado em 13/03/2009

Gestão de resíduos abre primeira reunião do ano

Uma ampla discussão sobre a questão ambiental, concernente à responsabilização do gerenciamento dos resíduos da Construção Civil, foi realizada na primeira reunião do ano do Sinduscon-PR, na sede social da entidade, no último dia 10 de março, com a presença de empresários associados e convidados.

Participaram do encontro o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko; o presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini, e o presidente da Associação dos Transportadores de Resíduos, Adilson Penteado, além do presidente do Sinduscon-Norte, Osmar Alves, e o presidente do Sinduscon-Noroeste, Marcos Mauro de Araújo Moreira Filho, dentre outras lideranças com atuação na área ambiental.

A reunião serviu de base para a promoção de uma compreensão mais ampla sobre os problemas, necessidades e, principalmente, sobre as competências de cada instância -governamental, estadual, municipal e iniciativa privada - quanto à questão da preservação ambiental e destinação correta dos resíduos provenientes da construção civil.

De acordo com o presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck, apesar de Curitiba já ter o Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil devidamente implantado,  o Sinduscon-PR deverá ter uma participação ainda mais ativa, influenciando a definição de políticas públicas ambientais, que contemplem a realidade do setor.

Franck disse que a discussão passará a ser fomentada de forma mais sistemática conjuntamente com o IAP e os Sinduscons das outras regiões do estado, para que se construam mecanismos efetivos, e se coloque em prática a aplicação de métodos de gestão dos resíduos, de forma integrada nos demais municípios do Paraná.

Posicionamento das entidades

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, alertou que a questão ambiental ainda é controversa na sociedade, e que passa atualmente por um momento de racionalidade. Segundo ele, ?estamos formando a consciência de que bom gerenciamento ambiental é a única garantia de continuidade dos negócios e da própria sociedade. Somente através do compartilhamento das ações, em todas as esferas e setores da sociedade, é que vamos garantir uma boa gestão ambiental?, alertou.

O presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini, falou da importância deste encontro, que segundo ele é histórica. Enfatizou que o CREA-PR é parceiro em todas as ações do Sinduscon-PR, ressaltando que ninguém, isoladamente, pode ter a solução para os problemas ambientais. ?Acredito que o estado deve pedir auxílio aos empresários, para que eles os digam como fazer. Os empresários não podem deixar de apresentar suas propostas, principalmente agora neste momento de abertura econômica do setor?, ressaltou.

O presidente da Associação dos Transportadores de Resíduos, Adilson Penteado, também ressaltou a necessidade de conscientização dos empresários, órgãos reguladores e o Poder Público como um todo, para que encontrem soluções efetivas para garantia da legalidade do transporte e áreas de destinação dos resíduos.

?Nós que estamos na última instância da cadeia, verificamos in loco que a situação é grave e que devemos, todos nós, nos mobilizarmos e nos ajudarmos para uma solução, que garanta a sustentabilidade dos nossos negócios?, concluiu.

O vice-presidente Sinduscon-PR,  para a área de meio ambiente, Tiago Guetter, garante que as empresas estão preocupadas em racionalizar construções, evitar o desperdício, treinar os operários, usar novas tecnologias e reaproveitar os materiais nas obras.