Gazeta do Povo

publicado em 04/02/2009

Desde janeiro, todas as construtoras que recebem dinheiro da Caixa Econômica Federal para obras de financiamento habitacional são obrigadas a comprar madeira legal. A nova norma está prevista num acordo de cooperação técnica firmado entre o banco, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente. A parceria promete aquecer a demanda pelo produto, cuja oferta ainda é tímida no Brasil.

Um levantamento feito pelo Ibama revela que, no ano passado, saíram da Amazônia, principal polo madeireiro do Brasil, 5 milhões de metros cúbicos de madeira legal. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) estima que esse volume corresponde a apenas 30% do total de madeira explorada na região. O restante é fruto de atividades ilícitas.

Vasco Flândoli Sobrinho, presidente executivo da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Madeiras, comemorou a medida e disse que ela deveria ser estendida para todos os setores que consomem o produto. ?As empresas têm condições de atender essa demanda, principalmente porque o mercado externo está desaquecido?, completou.

Tiago Guetter, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Paraná para a área de meio ambiente, lembrou que boa parte das empresas recorre ao financiamento habitacional e que a CEF é o principal agente. Para ele, a exigência é positiva, principalmente porque inclui uma fase educativa e de conscientização para as construtoras.

Até 30 de junho as construtoras serão informadas sobre a mudança, mas não poderão ser autuadas. A partir de julho, quem descumprir a norma será multado e perderá o contrato com a Caixa.