Feirão CAIXA da Casa Própria teve início na sexta-feira

publicado em 15/05/2009

Feirão CAIXA da Casa Própria teve início na sexta-feira

Teve início sexta-feira, dia 15 de maio, a quinta edição do Feirão CAIXA da Casa Própria, no Marumby Expo Center. No evento, que prossegue até domingo, dia 17, estão sendo oferecidos mais de 10 mil imóveis, entre novos, usados e na planta. O horário de funcionamento é das 10 às 21 horas, na sexta e no sábado, e das 10 às 18 horas, no domingo.

Na abertura da feira, estavam presentes os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti e Sérgio Pinheiro Rodrigues; os superintendentes nacionais Clauir Santos e Herminio Basso; superintendentes regionais Celso Mattos e Jorge Kalache Filho, além do presidente da Cohapar, Rafael Greca; presidente da Cohab de Curitiba, Mounir Chaowiche, e o presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck, representando todas as entidades da indústria da construção.

?Em 2008, a Caixa Econômica reduziu as taxas de juros, lavando os bancos privados a se adequarem a esta linha de competitividade, reduzindo seus juros a patamares bem menores. Em meio à crise econômica internacional, não temos o que reclamar. Os juros não aumentaram, temos crédito em abundância e agora temos de comemorar a iniciativa do governo federal em lançar o programa ?Minha Casa, Minha Vida?, que criou subsídios para a habitação, diminuiu ainda mais as taxas de juros e trouxe mais compradores para o mercado?, destaca Franck, enfatizando que a construção civil e o mercado imobiliário estão preparados para atender à demanda do governo e da Caixa.

?Por meio deste programa, será possível realizar o sonho da casa própria de milhares de pessoas. Em Curitiba, o termo de adesão já foi assinado, bem como contratos habitacionais para este programa?, diz Mounir Chaowiche.

O Feirão

A expectativa da CAIXA é de que cerca de 40 mil pessoas visitem o Feirão em Curitiba durante os três dias do evento. Também está sendo esperada a geração de 1,5 mil negócios, com um volume de recursos da ordem de R$ 120 milhões. Participam do evento aproximadamente 60 construtoras, 100 imobiliárias e parceiros institucionais, que ocuparão os 77 estandes distribuídos em uma área de mais de seis mil metros quadrados.

Das mais de 10 mil unidades habitacionais, cerca de quatro mil são novas e em torno de sete mil são usadas. As unidades oferecidas pela própria CAIXA (imóveis adjudicados, ou seja, que foram retomados de antigos mutuários por falta de pagamento, que somam 89 bens), pelas construtoras, incorporadoras e corretoras têm a garantia de financiamento, que pode chegar a até 100% do valor do imóvel.

As linhas de financiamento para a casa própria da CAIXA atendem a todas as faixas de renda familiar, possuem prazo de pagamento de até 30 anos e prestações decrescentes. Os juros variam entre 4,5% e 11,4% ao ano, mais TR.

Para aprovação do crédito é indispensável, além dos documentos de identidade e CPF, o comprovante de residência e os três últimos comprovantes de renda. Para renda informal, serão pedidos extratos bancários e fatura dos três últimos meses do cartão de crédito.

Informações podem ser obtidas em todas as agências da CAIXA, ou pela Central de Telemarketing da CAIXA, que atende entre 7h e 20h, pelo telefone 0800-726-0101. Para quem tem acesso à Internet, nem precisa sair de casa para fazer o orçamento.

Por meio do simulador habitacional, disponível no portal do banco ( www.caixa.gov.br), é possível calcular e visualizar vários cenários e valores, podendo escolher a opção que mais se encaixa no rendimento familiar. Desde a criação da ferramenta, em julho do ano passado, mais de 73 milhões de simulações foram realizadas, sendo 17,3 milhões somente entre abril e maio de 2009.