Febraban prevê PIB de 7,2% neste ano

Febraban prevê PIB de 7,2% neste ano

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo ? A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou sua previsão mensal de crescimento do Produto Interno Bruto de 2010. Segundo a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, o PIB chegará a 7,2% neste ano. O resultado, segundo o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, mostra que o país deverá ter um crescimento ?moderado? no segundo semestre, ante o crescimento acelerado registrado no primeiro.

?O que tem implícito nessa projeção de 7,2% é que a economia volta a crescer em um ritmo moderado. Mas volta a crescer no segundo semestre. Se você tiver uma acomodação [no crescimento], o número virá mais baixo. Mas eu não acredito que vá ter acomodação?, disse Sardenberg.

O economista-chefe ressalta que não vê condições para que haja uma estagnação no crescimento do país nos últimos seis meses do ano. ?Exceto o ajuste da taxa Selic, não tem nenhuma outra coisa que você poderia atribuir uma desaceleração mais forte da economia?. De acordo com ele, a política fiscal, a geração de emprego e o crédito dão sinais positivos.

A Febraban elevou a estimativa do PIB de 2010 para 7,2%. Na pesquisa anterior, em junho, a previsão de crescimento do PIB era de 7,1%; e em maio, 6,3%. A previsão para 2011, de acordo com a Febraban, é de elevação no PIB de 4,5%. Em junho, a mesma previsão era de 4,4%.

Para a taxa básica de juros (Selic), em 2010, a previsão das instituições financeiras é de 11%, menor que a da última pesquisa, feita em junho, de 11,75%. Para 2011, a Febraban prevê que a Selic atinja 11,25%. A pesquisa da Febraban ouviu 32 bancos entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.

Fonte: Agência Brasil