publicado em 11/06/2010
Fazenda eleva para 6,5% previsão de crescimento do PIB
Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Fazenda elevou para 6,5% a previsão de crescimento do Produto Interno bruto (PIB) em 2010. O número consta da revista Economia Brasileira em Perspectiva, publicação técnica divulgada hoje (10) pelo ministério.
O percentual está acima da projeção de 5,5% divulgada há 20 dias pelo Ministério do Planejamento. Essa é a previsão oficial do governo que consta no relatório de revisão orçamentária do segundo bimestre (março e abril).
De acordo com a Fazenda, a nova previsão já incorpora a evolução do PIB brasileiro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na terça-feira (8), o IBGE revelou que o PIB no primeiro trimestre de 2010 cresceu 2,7% em relação ao último trimestre de 2009 e 9% na comparação com os três primeiros meses do ano passado.
Antes da revisão do orçamento, a Fazenda previa crescimento de 5,2% no PIB em 2010, e o Banco Central projetava expansão de 5,8%. No entanto, na edição de março da publicação, a Fazenda projetava extraoficialmente crescimento de 6%.
Fonte: Agência Brasil