Notícias Notícias do Setor

Ética e compliance na construção transformam valores em ações

publicado em 03/02/2020

Despertar a consciência sobre ética e compliance e instrumentalizar as entidades e empresas da construção civil e do mercado imobiliário, com o intuito de garantir a sustentabilidade dos negócios e proteger e melhorar a imagem do setor frente a sociedade, são pilares de atuação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde 2015, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

"Ética e Compliance são disciplinas e competências que evoluíram de boas práticas para se tornarem atributos fundamentais para as organizações da construção enfrentarem cenários competitivos dentro da conformidade legal e das regulamentações do mercado", frisa o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

A iniciativa mais recente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC foi a concretização da primeira turma do curso EAD sobre "Ética & Compliance na Construção: transformando valores em ação", que contou com 270 inscritos e foi realizada de outubro a dezembro do ano passado.

A capacitação, totalmente online e gratuita, apresentou os aspectos importantes sobre o comportamento ético no mercado de trabalho e os instrumentos necessários para inserir o Programa de Integridade no organograma da empresa.

"A implantação efetiva da prática de ética e de compliance na construção auxilia no fortalecimento da confiança da construtora no mercado, tornando-a, de um lado, uma organização que traz mais segurança aos seus clientes e, de outro, uma empresa mais competitiva no mercado", ressalta a vice-presidente da área de Responsabilidade Social da entidade, Ana Cláudia Gomes.

Outra importante iniciativa que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos é o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz. Entre 2016 e 2019 o evento reuniu cerca de 1500 representantes de empresas, sindicatos e de entidades do setor da construção, do governo e da sociedade civil, em 23 cidades do país.

Além disso, nos últimos quatro anos, a entidade também ampliou sua participação em grupos de trabalho como:

  • Rede Brasil do Pacto Global da ONU - Grupo de Trabalho Anticorrupção
  • Rede Brasil do Pacto Global da ONU & Instituto Ethos - Grupo Ação Coletiva Engenharia e Construção
  • Rede Brasil do Pacto Global da ONU - Grupo de Trabalho Cadeia do Gesso 2030

 

Cronologia das iniciativas de ética e compliance do setor

2015

  • Lançamento do projeto ?Ética & Compliance na Construção?
  • Apoio à homenagem feita pelo Sinduscon-PR ao então juiz Sergio Moro e entrega da publicação de lançamento do projeto.

 

2016

  • Lançamento das publicações Guia de Ética e Compliance para Instituições e Empresas do Setor da Construção, Código de Conduta Concorrencial e Fortalecimento do Controle Interno e Melhoria dos Marcos Regulatórios
  • Lançamento e realização do Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz em Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, São Luís/MA e Porto Alegre/RS.

 

2017

  • Realização de seminários de disseminação do projeto nas cidades de João Pessoa/PB, Belém/PA, Recife/PE, São Paulo/SP, Maceió/AL, Fortaleza/CE, Maringá/PR e Cascavel/PR.

 

2018

  • Realização de seminários de disseminação do projeto em Joinville/SC, Brasília/DF, Manaus/AM, Goiânia/GO, Campinas/SP, Caxias do Sul/RS e Cuiabá/MT.
  • Lançamento do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance e capacitação de onze das entidades que já receberam o seminário sobre o tema.
  • Monitoria extra aos participantes da 1ª turma do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance para finalizar os processos iniciados em suas entidades.
  • Início da formatação de curso EAD em Ética e Compliance para empresas do setor.

2019

  • Realização de seminários de disseminação do projeto em Aracaju/SE, Florianópolis/SC e Chapecó/SC.
  • Lançamento e realização do EAD sobre Etica & Compliance

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade
Tour Virtual 360

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.