Estudo da FGV encomendado pela CBIC aponta materiais que sofreram elevações expressivas de preços

publicado em 27/05/2021

Diante de um cenário de dificuldades e contínuo aumento abusivo de preços, a CBIC encomendou um estudo importante para identificar os materiais utilizados pela indústria da construção que mais sofreram aceleração de valores, desde o ano passado.

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE) analisou a variação de preços de 15 insumos do setor no período de janeiro de 2018 a fevereiro de 2021, e revelou que os materiais que mais tiveram aumento foram vergalhões de aço - líder do ranking -, tubos de PVC e cabos elétricos.

Segundo o levantamento, a elevação do vergalhão de aço foi de 76% acumulado. O aumento nos tubos de PVC chegou a 38,8% e cabos elétricos, 57,7%.  Para a coordenadora de Projetos da FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, o aumento dos custos em curto período foi expressivo e imprevisível, o que tem causado grandes desarranjos organizacionais e atingido contratos em andamento. Ela destaca que a estabilização dos valores deve ocorrer somente em 2022.

Para viabilizar este trabalho, a CBIC contou com o apoio do Sinduscon-PR e demais associadas que colaboram mensalmente com as ações institucionais da entidade. O presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis, reforça que o estudo da FGV é fundamental para quem precisa negociar o reequilíbrio econômico-financeiro de seus contratos.

"Foi um excelente trabalhado coordenado pela CBIC, que vai ajudar as empresas nesta fase tão complicada. Agora precisamos valorizar aqueles que reconhecem o valor do associativismo e que contribuem para que as entidades de classe tenham condições de atuar em benefício da nossa indústria. Portanto, o estudo será disponibilizado com exclusividade para os associados", reforça.

Além da CBIC, o levantamento foi coordenado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon).

Clique aqui para solicitar acesso à íntegra do estudo da FGV: