publicado em 26/09/2012
Reunião com Ministérios do Planejamento, Cidades e Caixa debate estratégias para agilizar obras do PAC
Empresários de diversos estados brasileiros que integram a Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC participaram ontem (26) de uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para debater sobre estratégias a serem adotadas para agilizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em especial aquelas relacionadas aos setores de saneamento básico e de moradia.
A reunião foi coordenada pela diretora de Infraestrutura Social e Urbana do PAC, Maria Caldas, que ressaltou a importância desse diálogo iniciado no 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) realizado em Belo Horizonte no último mês de agosto. ?O Governo está aberto para debater com empresários e com os órgãos de controle medidas para agilizar o andamento das obras?.
Os empresários apresentaram na reunião exemplos de problemas operacionais que têm sido obstáculo para a evolução do ritmo das obras nos estados. A reunião definiu como desdobramento a realização de um próximo encontro no dia 25 de outubro para debater de modo mais aprofundado questões relacionadas ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e à necessidade de que o país vive de formulação de projetos nas áreas de saneamento e moradia.
?O problema do país não é a falta de recursos, mas a falta de projetos de qualidade?, afirmou a diretora Maria Caldas. Também estiveram presentes, pelo Governo: a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Oswaldo Garcia; o vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano Duarte e José Carlos Medaglia, superintendente da Caixa.