publicado em 18/11/2021
A construção civil trava uma verdadeira batalha contra a indústria de ações judiciais de vícios construtivos. Milhares de ações estão em andamento, trazendo efeitos perversos para a economia do setor. A Rádio CBIC retoma nesta quarta-feira (17/11) sua série de podcasts com análises e discussões de especialistas e autoridades sobre importantes temas ligados ao setor da construção civil, disponível nas principais plataformas de áudio do País – Spotify, YouTube, Google Podcasts e Apple Podcasts.
O 10º episódio da série é sobre a indústria dos vícios construtivos no Brasil, que traz efeitos perversos para a construção civil e cuja lista de desafios das construtoras é grande:
- obras entregues há tempos sofrendo ações judiciais
- mau uso que causa a judicialização
- pagamento de danos morais indevidos
- desperdício de tempo e custos com as ações
É necessário reduzir a judicialidade excessiva e estimular o uso de soluções extrajudiciais para solucionar conflitos. Para discutir o assunto, a Rádio CBIC ouviu:
- José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
- Carlos Del Mar, consultor jurídico da CBIC
- José Carlos Gama. presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC
No episódio, Martins explica o que é a indústria dos vícios construtivos e de que forma a CBIC tem trabalhado para reduzir seus efeitos perversos.
O advogado Carlos Del Mar, consultor jurídico da CBIC, comenta a situação legislativa e jurídica dos vícios construtivos no Brasil, as mudanças necessárias para resolver o problema e a importância das normas técnicas do setor.
Já o presidente do Conjur/CBIC aborda os impactos dessa indústria para as construtoras e porque as ações judiciais geradas por vícios construtivos prejudicam o programa Casa Verde e Amarela.
O podcast realizado pela CBIC, conta com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
fonte: https://bit.ly/3wWbiKE