Escritório parceiro do Sinduscon é reconhecido como um dos escritórios brasileiros na linha de frente da sustentabilidade e negócios com créditos de carbono.

publicado em 30/03/2022

DE PAOLA & PANASOLO RECONHECIDO COMO UM DOS ESCRITÓRIOS BRASILEIROS NA LINHA DE FRENTE DA SUSTENTABILIDADE E DOS NEGÓCIOS COM CRÉDITOS DE CARBONO

Em reportagem do Valor Econômico publicada em 3 de março, o DP&P foi apontado como um dos escritórios brasileiros mais comprometidos com práticas ESG, especialmente a neutralização da sua pegada de carbono. Seguem alguns trechos da matéria que fazem alusão ao nosso escritório:

Alguns escritórios, como o Pinheiro Neto e o De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, estão na velha guarda do mercado voluntário de carbono.

[...]

O De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados - especializado em direito ambiental - compensa as emissões há sete anos. "Ao fazer a nossa lição de casa podemos prestar nosso serviço jurídico na área de ESG e no mercado de carbono", diz o sócio Leonardo Sperb de Paola.

[...]

A autossuficiência energética e a compra de créditos de energia renovável fizeram o escritório zerar suas emissões e se tornar carbono neutro. As compensações totalizaram o equivalente a 9,8 toneladas de gases de efeito estufa no meio ambiente, de acordo com a consultoria Petinelli, que assessorou a banca no processo de certificação.

"Nossas iniciativas são mais amplas. Daqui a pouco não será suficiente neutralizar carbono. O posicionamento das empresas terá de ser para mitigar riscos", afirma o outro sócio, o advogado e doutor em engenharia florestal Alessandro Panasolo.

Isso representa o reconhecimento de um projeto ESG iniciado há muitos anos por nós, quando sequer essa sigla era amplamente conhecida e disseminada, compreendendo autogeração energética por meio de painéis fotovoltaicos instalados no telhado de sua sede; utilização de água de chuva captada em cisterna, para uso em limpeza e vasos sanitários; manutenção e adensamento com árvores nativas de área verde de 500 m2; eficiência energética em todas as dependências do escritório; apoio financeiro e profissional a reserva particular do patrimônio natural - RPPN de 850 hectares, situada no município de Palmeira; apoio financeiro à saúde infantil, materializado em doações mensais ao projeto de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe; observância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, entre outras tantas práticas ESG.

Daí seguiram-se várias certificações LEED (Leadership in Energy and Environment Design) outorgadas pelo US Green Building Council, entidade internacional líder nessa área:  LEED ZERO ENERGY, em reconhecimento da autogeração energética; LEED ZERO CARBON, pela neutralização integral da pegada de carbono do escritório; LEED PLATINUM, pelo conjunto de práticas sustentáveis nas instalações do escritório. E uma premiação internacional: USGBC Leadership Award. Desse último reconhecimento, transcrevemos a seguinte passagem:

On behalf of USGBC, it is my distinct honor to inform you that De Paola & Panasolo Advogados has been selected to receive a 2021 USGBC Leadership Award FOR Latin America! USGBC Leadership Awards recognize outstanding individuals and organizations at the forefront of the green Building Community. Leadership Award Recipients are raising the bar when it comes to creating healthier, more sustainable, and more resiliente buildings and communities.

This award recognizes your LEED Zero Carbon, LEED Zero Energy and LEED Platinum certifications. Your commitment to providing a healthy, resilient, and sustainable environment for your clientes and partners is a true testament to your leadership.

Confira a parte da cerimônia do USGBC em que o DP&P foi premiado: https://youtu.be/Ve8lwkBmVPM

E é por essas razões que, além de termos feito a lição de casa, temos prestado assessoramento jurídico a projetos ESG e a projetos de geração/negociação de créditos de carbono, entre outros ligados à sustentabilidade sócio-econômico-ambiental. Contrariando o dito popular, nesta casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo, não de pau.

Não podemos deixar de registrar aqui um agradecimento especial à Petinelli Consultoria, nossa parceira, que nos deu todo o suporte e consultoria na concepção e execução de tudo isso.

Para ter acesso à íntegra da matéria publicada no Valor, CLIQUE AQUI

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.