Entrevista – Nosso banco de investimentos está pronto para atender a construção civil, diz vice-presidente da CAIXA

publicado em 24/06/2022

A CAIXA possui diversas soluções de crédito para financiamento de empreendimentos imobiliários. Para abordar o assunto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) conversou com o vice-presidente de Atacado da instituição, Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa.

Durante a conversa, o VP falou sobre a estrutura de atendimento da CAIXA para empresas da construção civil. “Nosso banco de investimentos está pronto para atender a construção civil, possuindo equipe especializada para estruturar operações de dívida como debêntures, notas promissórias, CRIs, FIIs, e operações de equity como M&As (sell-side e buy-side), follow-ons e IPOs”, frisou.

Abordou também a forma como o setor da construção e o mercado imobiliário podem contribuir para melhorar o fluxo dos processos, o relacionamento entre agentes e clientes e manter a construção de taxas atrativas para o setor e para a CAIXA.

Confira abaixo a íntegra da conversa exclusiva para o CBIC Hoje:

CBIC: Quais são as soluções de crédito para as empresas da construção civil?

Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa: A CAIXA possui diversas soluções de crédito para financiamento dos empreendimentos, inclusive somos o único banco que propicia o repasse dos financiamentos das unidades na planta para unidades habitacionais já finalizadas, um benefício disponível desde os imóveis econômicos aos de alta renda. Também temos o plano empresário, que possui condições diferenciadas para o repasse e taxas vinculadas à poupança.

CBIC: Qual estrutura de atendimento da CAIXA para empresas da construção civil?

Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa: Dentro da estrutura do Atacado, contamos com unidades de atendimento especializadas, compostas por officers (profissionais que fazem atendimento focado neste segmento), agências empresariais e agências corporativas, distribuídos em 51 unidades pelo Brasil.

CBIC: A CAIXA disponibiliza soluções de operações de mercado de capitais/banco de investimento para o segmento da construção civil?

Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa: Nosso banco de investimentos está pronto para atender a construção civil, possuindo equipe especializada para estruturar operações de dívida como debêntures, notas promissórias, CRIs, FIIs, e operações de equity como M&As (sell-side e buy-side), follow-ons e IPOs, tendo inclusive atuado na abertura de capital de diversas empresas do setor ao longo dos últimos anos, agregando valor para os investidores com a marca CAIXA.

CBIC: E para os clientes private e sócios das empresas?

Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa: Para os sócios das empresas, a CAIXA disponibiliza o atendimento do Private, com condições e produtos diferenciados e customizáveis, onde o cliente pode contar com consultoria especializada para fazer um portfólio personalizado, Planejamento Sucessório, Tributário e Patrimonial, Assessoria para negócios e soluções customizadas em produtos e serviços.

CBIC: De que forma o setor da construção e o mercado imobiliário podem contribuir para melhorar o fluxo dos processos, o relacionamento entre agentes e clientes e manter a construção de taxas atrativas para o setor e para a CAIXA?

Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa: A CAIXA acredita que o relacionamento próximo com o setor e com os clientes é o caminho. Procuramos manter agendas e visitas recorrentes, entender o processo e buscar soluções cada vez mais customizadas e sustentáveis. Focamos na manutenção deste diálogo entre todos os envolvidos no processo para buscar cada vez mais os melhores produtos do mercado. Um fruto desta prática foram as rápidas ações adotadas para enfrentamento da pandemia e as melhorias no produto Plano Empresário CAIXA (PEC).

Fonte: CBIC