Notícias Notícias do Setor

ENINC - 20 e 21 de setembro

publicado em 19/09/2012

Construção do futuro: encontro nacional para inovação debate tema nos dias 20 e 21 de setembro

As tendências da habitação para daqui a 50 anos serão debatidas nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga, em Londrina/PR, durante o Encontro Nacional para Inovação na Construção (Eninc). O evento é uma promoção dos quatro sindicatos da indústria da construção civil do Paraná e tem como tema central 'A Construção do Futuro' e foco nas tendências para a construção, arquitetura, planejamento urbano, sustentabilidade e design de produtos.

O evento contará com a participação de expoentes profissionais e consultores nacionais e internacionais de cada uma das áreas para discutir e apresentar cases da atualidade e projetos conceituais de como estaremos habitando daqui a 30, 50 anos. 'Palestrantes do Brasil, Japão, Itália e Inglaterra vão traçar um perfil das tendências para o setor construtor, das inovações em tecnologia e das possibilidades de mercado para atender as necessidades deste futuro consumidor', diz Gerson Guariente Jr, presidente do Sinduscon-Norte.

Segundo ele, o evento proporcionará uma reflexão sobre o cenário de toda a cadeia produtiva da indústria da construção para as próximas décadas - de sistemas e insumos a projetos sustentáveis e peças do mobiliário.  'E não apenas sob a ótica de mercado e oferta de seus serviços, mas também sob o ponto da evolução cultural: os novos hábitos e costumes da sociedade', enfatiza o presidente da entidade. 

A abertura do encontro será no dia 20, às 19h30, com o consultor econômico e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, que traçará um perfil das tendências econômicas e políticas para o setor da construção. No dia 21, quatro grandes conferências integram a grade de programação, que começa às 8h30. A primeira delas é com o arquiteto Masa Noguchi, empresário da indústria da construção civil com trabalhos realizados no Japão e no Canadá, desenvolvidos a partir de projetos integrados para a customização de casas sustentáveis com zero de energia em massa.

Desde 2006 é professor de Tecnologia da Arquitetura em curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura Mackintosh, na Escola de Arte de Glasgow, no Reino Unido, onde criou a Rede ZEMCHs, estabelecida em parceria com construtoras e institutos acadêmicos, para pesquisas que envolvem a sustentabilidade social, econômica e ambiental em habitação e o desenvolvimento da comunidade.

Partindo do princípio de que a construção de habitações emprega um 'sistema de energia' diversificado e dinâmico necessário para acomodar desejos e necessidades dos indivíduos e da sociedade, Masa Noguchi abordará em Londrina, pontos estratégicos como o paradigma de design de massa personalizado, pré-fabricação e industrialização, o desenvolvimento de projetos com emissão zero de energia, acessibilidade, ciclo de vida e avaliação de pós-ocupação.

Ainda no período da manhã da sexta-feira, exemplos de ensaios e pesquisas desenvolvidas em parques tecnológicos implantados na Inglaterra serão apresentados no Eninc 2012 por Orivaldo Barros, chefe de Relações Internacionais da Building Research Establishment (BRE). Esta organização privada, que é financiada pela indústria da construção do Reino Unido, é responsável por pesquisas, consultoria e testes para o setor.

No Brasil, a BRE firmou recentemente parceria com a Universidade de Brasília (UnB), CBIC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento do arque tecnológico em Brasília, o Pisac.

 Mais informações pelo telefone (43) 3027-5858 ou no site http://www.eninclondrina.com.br/

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.