publicado em 09/03/2020
Reformulado, o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) – maior e mais importante fórum de debates da agenda nacional do setor – oferecerá em sua 92ª edição, nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Brasília, novidades que tornarão o evento ainda mais interessante, com discussões de temas e tendências que determinarão o que será a construção no futuro.
A previsão é reunir, neste ano, cerca de 2 mil participantes do país e do exterior para debater o ‘Futuro em Construção’, dentro de uma programação ainda mais robusta em torno de três importantes subtemas:
- Impulsionando o emprego, no dia 13/5
- Unindo forças, no dia 14/05
- Prototipando o futuro, no dia 15/05
“Queremos trabalhar o emprego, com união e pensando no futuro”, aponta José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade realizadora do evento.
Confira, a seguir, a programação completa do 92º ENIC que inclui a participação de autoridades e renomados palestrantes sobre temas de grande interesse de toda a cadeia produtiva do setor da construção.
As inscrições já estão abertas. Participe!
Impulsionando o emprego
Uma das mudanças desta 92ª edição é que a solenidade de abertura será na parte da manhã da quarta-feira (13), às 9h, e não mais à noite, como nos anos anteriores. Previstas as presenças dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e demais autoridades.
A programação também contempla a reunião da Coalizão pela Construção, formada por 26 entidades da indústria da construção. A coalizão atua conjuntamente na defesa institucional da agenda estratégica da construção, estabelecendo diálogo com diversos atores em torno de temas de interesse comum para resgatar o desempenho das suas empresas.
Além disso, serão realizados dois importantes painéis, com palestras sobre inovação e empreendedorismo. A primeira terá início às 11h e a segunda às 17h, bem como as reuniões da Assembleia Geral e do Conselho de Administração da CBIC e reuniões internas.
Unindo Forças
Para o painel geral ‘Unindo forças para construir um novo Brasil’ da manhã do dia 14/5, foram convidados importantes autoridades do cenário nacional:
- Paulo Guedes, ministro da Economia
- Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal
- Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
- Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
- General Braga Netto, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República
Na parte da tarde, serão realizados simultaneamente dois blocos de três painéis. O primeiro das 14h às 16h e o segundo das 16h30 às 18h, conforme os temas a seguir:
‘Impacto das novas Normas Regulamentadoras nas empresas’, com mediação do presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho. O debate será em torno de duas importantes questões: como adaptar as empresas às novas normas e quais os impactos econômicos.
‘Valorização da Engenharia’, mediado pelo presidente eleito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da engenharia nacional.
‘Crédito Imobiliário em tempos de inflação e juros baixos’. A ideia é saber quais são as novas modalidades de crédito ao comprador e às empresas. A mediação será feita pelo presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci.
‘Qualidade do produto – visão da cadeia produtiva’. O enfoque será o envolvimento da cadeia produtiva na melhoria do produto final e no aumento da produtividade. O mediador será o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos.
‘Labirinto das obras públicas’ abordará a questão Como vencer os entraves de obras públicas, projetos, pregões, preços, informalidade e exigências de órgãos de controle?, com a mediação do presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.
‘Vencendo os entraves para o mercado imobiliário’ debaterá propostas para reduzir custos e impactos com cartórios, financiamentos e licenciamentos e será mediado pelo presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos.
Prototipando o Futuro
O terceiro dia do encontro (13/5) proporcionará um amplo debate sobre ‘Construção e a Priorização do Desenvolvimento Regional’ para o qual foram convidados:
Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento RegionalOnyx Lorenzoni, ministro da CidadaniaMartha Seillier, secretária especial do Programa de Parcerias de InvestimentosPedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal
Como na tarde do dia anterior, o evento também promoverá dois blocos de palestras. Confira a seguir:
‘Construção 2030 – Industrializar é preciso’, com a apresentação de casos práticos de adoção de processos industrializados, digitais e de integração da cadeia produtiva. O painel será mediado pelo presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, Ilso José de Oliveira.
‘Integridade, Sustentabilidade e Governança para melhoria da competitividade’ mostrará como esses fatores podem diferenciar as empresas em ambiente de elevada concorrência e a mediação ficará a cargo da presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes.
‘Segurança jurídica’, com a mediação do presidente da CBIC, José Carlos Martins.
‘Construção 2030 – Novas modalidades de negócios’ para dar visibilidade às mudanças estruturantes nos modelos de negócios do setor. O painel será mediado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da CBIC, Nilson Sarti.
‘Cooperativas de crédito e compras’ promoverá um debate sobre como desenvolver um segmento a partir da cooperação. A mediação será feita pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins.
‘Segurança jurídica e novos marcos regulatórios’ entenderá se as empresas conhecem os novos marcos legais, sabem quais são os seus impactos e como implantá-los. O mediador será o presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, José Carlos Gama.
O 92º ENIC conta com a correalização da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).
Apoiam o encontro o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Mais informações sobre o 92º ENIC, no site do evento. Confira!