Engenheiro do Sinduscon explana sobre a NBR-15575

publicado em 17/06/2011

Engenheiro da Assessoria Técnica do Sinduscon-PR explana sobre a NBR-15575

As Normas de Desempenho NBR-15575 foram amplamente discutidas na reunião com os associados. O assessor técnico do Sinduscon-PR, Ivanor Fantin Junior, apresentou os principais problemas nos seis temas de englobam a norma: Requisitos Gerais; Requisitos para Sistemas Estruturais; Requisitos para Sistemas de Pisos; Requisitos para Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas; Requisitos para Sistemas de Coberturas, e Requisitos para Sistemas Hidrossanitários.

A NBR-15575 estabelece requisitos mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas que compõem os edifícios, entre eles estrutura, pisos internos, fachadas e paredes internas, coberturas e sistemas hidrossanitários.

Em maio de 2008, a Norma foi publicada; em maio de 2010 entrou em vigor, e em 12 de março de 2012 passará a ser exigida, efetivamente.

Graças ao sucesso na articulação da CBIC e Sinduscon-PR, que conseguiram mobilizar os empresários, a prorrogação de exigibilidade da norma foi aprovada em consulta pública realizada pela ABNT.

?Até o mês de agosto deste ano o setor deve apresentar as adequações que considera pertinente serem feitas no texto da Norma. Por isso os empresários precisam se unir, para que juntos tenhamos mais respaldo na defesa dos interesses do nosso setor?, destaca João Carlos Perussolo, vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon-PR.

Associados interessados em conhecer a íntegra da apresentação do engenheiro clique no link abaixo para fazer download do documento.

NBR 15575