publicado em 18/06/2015
Empresas de construção reduzirão investimento, diz FGVDados da Sondagem de Investimentos da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta quarta-feira (17/06), o número de empresas da construção que planejam reduzir investimentos nos próximos 12 meses cresceu no segundo trimestre de 2015. O porcentual atingiu 31%, segundo a FGV. No quarto trimestre de 2014 essa fatia era de 22%.
A quantidade de empresas da construção que pretendem aumentar investimentos nos próximos 12 meses diminuiu de 20% no último trimestre do ano passado para 15% neste segundo trimestre. Em relação aos últimos 12 meses até o segundo trimestre, 39% das empresas ligadas à atividade reduziram aportes na comparação os 12 meses anteriores.
Outros 14% ampliaram o volume de recursos aplicado para esse fim. Os números mostram deterioração em relação ao fim do ano passado, quando 23% declararam ter aumentado investimentos e 26% diminuíram. Atualmente, 38% das empresas da construção não têm nenhum programa de investimentos. Outros 27% desejam aperfeiçoar, modernizar ou racionalizar o processo produtivo. Também estão nos planos de algumas expandir a capacidade de produção (14%) e substituir máquinas, equipamentos ou instalações (16%).
A sondagem é trimestral e a coleta de dados para a sondagem divulgada hoje ocorreu entre os dias 1º de abril e 29 de maio. Foram ouvidas 554 empresas do setor da construção. (Com informações do Estadão Conteúdo)
Fonte: CBIC