Empresas e entidades da construção civil conhecem programas de obras estruturantes

publicado em 07/10/2022

Para estimular o mercado local da construção civil, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca, e técnicos da Prefeitura de Curitiba participaram nesta sexta-feira (7/10) de um encontro com empresários e entidades do setor na sede social do Sinduscon PR. Foram detalhadas as oportunidades de execução de mais de 40 editais de obras públicas previstas nos programas de financiamento internacional em execução no município.

Curitiba tem hoje três grandes contratos internacionais para financiamento de obras de mobilidade, urbanização e habitação social. O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável tem dois deles, com o Banco Interamericamo de Desenvolvimento (BID) e o New Develeopment Bank (NDB), para melhoria das operações do Inter 2/Interbairros II e do BRT Leste-Oeste, respectivamente, no valor total de U$ 227 milhões, entre empréstimos e contrapartidas do município. O Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), vai aplicar € 47,5 milhões, também com as contrapartidas da administração municipal.

A convite do presidente do Sinduscon PR, Rodrigo Assis, representantes de grandes empresas do segmento e de organizações como o Sindicato da Construção Civil Pesada do Paraná (Sicepot) e a Associação de Empresários de Obras Públicas do estado (Apeop) conheceram as políticas de aquisição dos organismos internacionais, bastante focadas em práticas de salvaguardas socioambientais e de governança. Também esclareceram dúvidas sobre mecanismos de reequilíbrio contratual, modalidade de julgamento de licitações e qualidade de entrega.

“É bem importante que tenhamos as empresas locais como parceiras nesses projetos para realizarmos o que vai beneficiar a nossa sociedade, gerar empregos aqui e manter as divisas no município”, disse Pimentel.

Participaram ainda o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Paulo Socher, e a arquiteta Ana Jayme, assessora de investimentos do Ippuc.

O próximo evento com o mercado será na Fecomercio em São Paulo, no próximo dia 18 de outubro, com representantes de empresas do restante do país. A ideia é fomentar o segmento com propostas de investimentos em Curitiba e atrair mais parceiros.

Do Bairro Novo do Caximba à eletromobilidade, como o Vale do Pinhão tornou Curitiba a cidade mais inteligente do país

Comunidade celebra o início das obras do Bairro Novo do Caximba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

A íntegra da reunião pode ser conferida no canal do Sinduscon-PR no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7ze7LQlm_IM