Notícias Notícias do Setor

Em cenário de incertezas, como potencializar sua empresa?

publicado em 11/06/2015


Fotos: Priscilla Fiedler
 
Homenagem e palestra marcaram o 71º aniversário do Sinduscon-PR


?O auditório, palco de discussões importantes sobre a indústria da construção e sobre economia brasileira, passa a se chamar Helio Brüggemann de Campos, em reconhecimento a atuação marcante deste respeitável profissional da engenharia civil, líder empresarial, que deixou um legado incomensurável à história do Sinduscon-PR?. Foi assim que o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, iniciou as festividades do 71º aniversário da entidade.

Convidados, colaboradores, parceiros e autoridades estiveram presentes, na noite de 9 de junho, para celebrar mais um aniversário do Sinduscon-PR. A solenidade começou com uma homenagem ao ex-presidente Helio Brüggemann de Campos, que nomeou o auditório da sede social. A esposa de Helio, Antonieta Brito de Campos, foi quem recebeu as congratulações e descerrou a placa com o nome do marido, ao lado do atual presidente, Gizzi. Antonieta agradeceu e disse estar muito feliz com o reconhecimento do esforço de tantos anos que o marido dedicou ao setor.

Antes da palestra especial de aniversário, o presidente da casa convidou o prefeito Gustavo Fruet, o secretário chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Eduardo Sciarra, e o presidente do Conselho Delibertativo do Sinduscon-PR, Hamilton Pinheiro Franck, para compor a mesa diretiva.

Mais do que apenas ressaltar o trabalho que o Sinduscon vem realizando ao longo de sua trajetória, Gizzi abordou em seu discurso o atual momento econômico, elevação de impostos, o custo da máquina pública, os problemas na área da educação e a necessidade e importância dos investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento do País.

Gizzi também destacou que o investimento público vem sendo minimizado ao longo dos anos, pelo aumento da máquina pública. ?O que poderia ser motivo de mais investimentos privados, gerando riqueza ao Estado e aos seus habitantes, assistimos à redução do investimento público à ¼ do que era no início dos anos 2000, os quais diga-se, já eram baixos, da ordem de 0,87% do PIB Paranaense?.

Apesar das dificuldades, o presidente do Sinduscon-PR encerrou sua fala ressaltando que a entidade tem levado ao governo soluções estratégicas para reverter o cenário atual e para viabilizar a retomada do crescimento virtuoso da nossa economia. ?Acreditamos que as nossas empresas estão preparadas para encarar este desafio e que juntos, governo, empresários e investidores, teremos condições de retomar o caminho do desenvolvimento do País, atribuindo mais qualidade de vida para a nossa sociedade?.

Em cenário de incertezas, como potencializar sua empresa?

Este foi o tema escolhido pela diretoria do Sinduscon-PR para abordar na data do aniversário, dado ao momento atual que a sociedade vem vivenciando. Para explanar sobre o assunto, Eloi Zanetti, consultor em marketing, comunicação corporativa, criatividade e estratégias de vendas.

Zanetti comentou que muitas empresas acabam gastando muito tempo brigando com as circunstâncias ao invés de se adaptar a elas. ?Quando as circunstâncias nos são favoráveis achamos que é por causa da nossa ?competência? - nem sempre, fatores aleatórios podem estar nos favorecendo. Devemos reconhecer as dificuldades, aprender a conviver com elas e saber tirar proveito da situação?, instiga o consultor.

O profissional também falou sobre inovação e criatividade. Em situações de crise como a atual, se o empresário deixar a imaginação entrar no circuito, é possível dar a volta por cima e achar soluções inovadoras. ?A diferença vai ser a nossa capacidade de criar diferencial?. Entre os pontos, atendimento, comunicação design, logística, destacou.

O envolvimento das pessoas, os consumidores, com a história da empresa, segundo Eloi Zanetti, também é um ponto interessante. É preciso ter uma boa história, coerente e concisa, sobre a empresa pois muitas pessoas compram histórias e não produtos.

Por fim, o especialista compara o contexto de vendas com a ?Mãe natureza?. Muitas vezes é preciso 10 tentativas para que se tenha 1 acerto. Então, não adianta desistir na segunda tentativa, é preciso insistir para ter sucesso.

Clique aqui e confira na íntegra a palestra do Eloi Zanetti


Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.