publicado em 24/01/2013
Brasil ocupa o quarto lugar no ranking global dos green buildings
O Brasil ocupa atualmente o quarto lugar no ranking entre os países que mais têm edificações comerciais sustentáveis, os chamados Green Buildings, segundo informações da Sustentech - empresa assessora no desenvolvimento de projetos com soluções sustentáveis para edificações novas e existentes.
O país só é superado pelos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. A expectativa é de este ano, dos 700 prédios verdes computados em 2012, esse número chegue a 1.050. O conceito de edificações deixa de ser apenas uma estratégia de marketing para se consolidar como oportunidade de redução de custos.
Apesar das apostas otimista no país nesse sentido, ainda há muito o que avançar. Enquanto que as construções Green Building nos Estados Unidos representam 15% do mercado da construção, no Brasil esse percentual fica entre 1% e 2%. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro conta com uma política sustentável que concede benefícios fiscais como desconto em IPTU para edificações desse tipo. Na capital paulista, no entanto, a iniciativa fica mais por conta do mercado.