Diminui confiança do empresário industrial na economia

Diminui confiança do empresário industrial na economia

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado ontem (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu para 57,9 pontos neste mês. O resultado é 5,5 pontos inferior ao registrado em julho de 2010 (63,4 pontos). A pontuação da pesquisa varia de 0 a 100 e, quando fica abaixo de 50 pontos, indica falta de confiança.

O resultado deste mês repete o da apuração feita em junho. Segundo a CNI, os empresários "mantêm otimismo sobre o desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses". No entanto, o indicador sobre as condições atuais da economia brasileira caiu para 45,4 pontos, em julho, contra os 57,6 pontos registrados no mesmo mês do ano passado.

De acordo com o economista Marcelo Azevedo, do Departamento Econômico da entidade, a queda no otimismo do empresário industrial este mês em relação a igual período do ano passado reflete a preocupação com "os efeitos esperados do aumento da inflação e das medidas de contenção do consumo e da produção nas indústrias". Mesmo assim, o Índice de Expectativas ainda é favorável. O indicador chegou a 62,7 pontos, embora tenha ficado abaixo dos 66,4 pontos registrados em julho de 2010.

A pesquisa da CNI foi feita entre os dias 1º e 15 de julho e ouviu 2.103 empresas de pequeno, médio e grande portes.

Fonte: Agência Brasil