Diálogos Regionais CBIC/Caixa Infraestrutura aborda investimentos e preocupações com o futuro do Paraná

publicado em 10/06/2024

O segundo evento que integrou o Encontro da Construção foi o “Diálogos Regionais CBIC/Caixa Infraestrutura”, na tarde do dia 6 de junho, na sede social do SindusconPR, em Curitiba. O tema contemplou assuntos de interesse do setor da construção como: Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Orçamento Geral da União (OGU) e Parcerias Público-Privadas (PPP), além de abordar temas pertinentes ao Sistema SINAPI.

O evento foi realizado pelo SindusconPR e a CBIC, com o patrocínio Caixa Econômica Federal, Governo Federal - União e Reconstrução, e o apoio da Mútua Paraná.

Investimentos no Paraná

Emerson Leal Rocha, superintendente nacional da Rede Executiva de Governo da Caixa trouxe dados que mostraram os investimentos que vêm sendo feitos no Paraná, um recorde a nível nacional. Hoje já são R$ 12 bilhões em carteira de infraestrutura, o que corresponde a mais de 1.200 obras por todo o estado. Só em 2023 foi contratado R$ 1,2 bi com os municípios do Paraná,em crédito de infraestrutura e aplicação de políticas públicas e sociais.

Emerson trouxe ainda um panorama do que ainda será contratado, em estudo, que alcança a margem dos R$ 50 bi, o que demonstra oportunidades para o setor da construção. E ainda, o novo PAC prevê R$ 1,7 tri de investimentos até 2026, destes R$ 450 bi devem passar pela CAIXA.

Confira a apresentação detalhada no nosso Canal do YouTube.

O futuro do Paraná

O novo senso do Paraná foi o balizador da apresentação de Guto Silva, secretário de Planejamento do Governo do Estado do Paraná, que trouxe aspectos fundamentais para pensar no futuro do Estado, bem como o envelhecimento da população e escassez de mão de obra.

“Em dois ou três anos, se não tivermos um salto de produtividade e de infraestrutura, nós não vamos conseguir crescer mais. E, naturalmente, se não olharmos para a mão de obra teremos um gargalo e um grande apagão de mão de obra no Paraná e no Brasil, pela questão demográfica”, pondera.

O secretário reforça que será necessário investimentos em educação e retenção de talentos, além de novas tecnologias que possam suprir as demandas futuras.

Sinapi e o apoio ao setor

Para fechar o evento, o SindusconPR recebeu o consultor Sinapi da CBIC, Geraldo de Paulo e o gerente do Sinapi no IBGE, Augusto de Oliveira, que explicaram questões relevantes para o entendimento e bom uso do Sistema pelos empresários do setor.

Um dos pontos abordados foi o levantamento de dados e pesquisas que contam com o apoio das entidades. Augusto reforçou a importância da ajuda de todos nesse processo para a veracidade e confiabilidade das informações. “A colaboração do informante para uma informação correta é fundamental. Precisamos criar a cultura para que estejam preparados a receber e contribuir com confiança nas informações”, reitera.

Arnaldo trouxe de maneira mais detalhada o ambiente do Sinapi na CAIXA, documentos que podem ser consultados e fatores que tornam o uso mais adequado e disse ainda o que se espera do Sistema. “Acreditamos que junto com o setor privado poderemos melhorar a experiência do usuário do Sinapi, ampliar a oferta de referências e, de certa forma, monetizar as informações para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor”, reforça.

Confira a apresentação detalhada no nosso Canal do YouTube.