atualizado em 09/10/2020
A 8ª Reunião à distância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant/Comat) foi realizada no dia 7/10, segunda para discussão do Desempenho Acústico das edificações habitacionais, próximo tema a ser revisado da norma ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6, pela CE-002:136.001 “Desempenho de Edificações”.
A arquiteta Fabiana Curado, especialista em engenharia acústica e ambiental da Síntese Arquitetura e Construção, deu continuidade à apresentação da proposta do GT da Comunidade da Construção – Polo Goiânia (Sinduscon-GO / ABCP / UFG) de alteração do texto da Emenda da Norma, enviada à Comissão. Os membros do Gant concordam que a metodologia de classificação de ruído não está consolidada, que precisa ser mais trabalhada, e admitem que precisam ampliar o estudo feito pelo Grupo de Goiânia para proporem novo texto à Comissão.
Já os textos redigidos, pela especialista, argumentando os pontos consensados na última reunião (16/9), foram ratificados e serão enviados à Comissão.
Importante as propostas a serem analisadas pela Comissão antes da reunião Plenária de Desempenho Acústico, para a Emenda, na ocasião, já contemplarem o esclarecimento que ambientes como banheiros, lavabos e áreas de serviço não são ambientes passíveis de avaliação acústica, apesar da expressão “situações onde não haja ambiente dormitório” constar atualmente em algumas partes da norma, e também para que já analisem a retirada da avaliação acústica das salas, que representa um aumento de critério, não aceito pelo Grupo e consensado desde o início dos trabalhos, com as entidades, que não aconteceria nesta revisão da norma.
A reunião Plenária da Comissão de Desempenho para tratar do Desempenho Acústico ainda não foi agendada. O encontro ocorrido no dia 12/08 foi para esclarecer as dúvidas dos participantes da Comissão e colher as contribuições para o texto normativo.
A próxima reunião do Gant será agendada após a finalização dos referidos estudos sobre a metodologia de determinação de Classe de Ruído.
Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.
O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Fonte: CBIC