publicado em 22/04/2010
Curitiba é sede de mais uma rodada de negócios para a construção civil
Evento é uma realização do Sebrae/PR e Sinduscon; cerca de 150 fornecedores são esperados nos próximos dias 27 e 28 de abril
O Sebrae/PR em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR) realizam nos próximos dias 27 e 28 de abril, das 8 às 18 horas, a segunda edição da Rodada de Negócios da Construção Civil. O evento será na sede do Sinduscon/PR, que fica na Rua da Glória, nº 175, Centro Cívico, em Curitiba, e está sendo esperada a presença de 22 construtoras- âncoras e de cerca de 150 fornecedores do mercado imobiliário, móveis, acabamento e decoração.
A solenidade de abertura acontece na segunda-feira, dia 26, às 19 horas, com a palestra do empresário e diretor da Arrivare Engenharia e Empreendimentos, do Distrito Federal, Cordolino Hage de Oliveira, que deverá falar sobre o momento da construção civil no Brasil e sobre as atuais oportunidades para micro e pequenas empresas. Interessados em participar da palestra podem confirmar presença por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.
Segundo Pedro Cesar Rychuv Santos, consultor do Sebrae/PR em Curitiba, a Rodada de Negócios da Construção Civil proporciona a apresentação das empresas e produtos demandados pela construção civil in loco. "A cada 40 minutos, uma construtora receberá uma empresa fornecedora. A rodada de negócios proporciona a aproximação de novos fornecedores bem como de demandas por novos produtos e inovação, sempre solicitadas pelo setor", diz o consultor.
"O Sebrae/PR espera que sejam realizados negócios entre os demandantes e fornecedores e que novos produtos e/ou prestadores de serviços ingressem nas carteiras de fornecedores das construtoras", completa Pedro Cesar Rychuv Santos.
Sobre o momento atual da construção civil no Brasil e no Paraná, o consultor do Sebrae/PR considera que há uma onda positiva. Como espelho dessa onda, considera-se o aumento de fornecedores e construtoras no evento. No ano passado, o Sebrae/PR registrou a participação de 18 construtoras e 60 fornecedores, enquanto na edição deste ano são 22construtoras e 150 fornecedores. O aumento é um dos reflexos da estabilidade do mercado - levando em consideração a crise mundial financeira, que assolava e oscilava o mercado entre 2008 e 2009.
Pedro Cesar Rychuv Santos aponta, como um forte fator positivo para essa melhora, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na construção civil. "Outras iniciativas que melhoraram a condição financeira do mercado são o investimento por parte de construtoras na construção de prédios e conjuntos populares de casas, e, com destaque, o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que permite ao cidadão da Classe C adquirir um imóvel próprio", destaca.
Como ferramenta de profissionalização do setor, o Sebrae/PR também desenvolve o Projeto de Competitividade para a Cadeia Produtiva da Construção Civil, voltado para a promoção de uma gestão inteligente de empresas, compreendendo diagnósticos, consultorias, treinamentos, desenvolvimentos tecnológicos, inovações, melhores práticas construtivas e principalmente, na cadeia produtiva.
O Projeto, de acordo com o consultor, traz resultados importantes para o mercado. "Como consequência desses benefícios, temos o aumento da longevidade das empresas, a consolidação de uma imagem mais positiva do setor da construção civil junto a seus consumidores, o aumento da participação das empresas paranaenses no mercado e a geração de novos postos de trabalho, o que fortalece a economia do Estado", considera Pedro Cesar Rychuv Santos.
Âncoras confirmadas
As construtoras-âncoras confirmadas para a 2ª Rodada de Negócios da Construção Civil são: Baggio Construtora de Obras, Baucon Empreendimentos e Construtora, Bela Vista Incorporações, Braengel Construtora e Empreendimentos Imobiliários, Concorde Administração de Bens, Const & Incorp Squadro, Construtora Cobec, Construtora Guetter, Doria Construções Civis, E V S Construtora e Incorporadora, Endeal Engenharia e Construções, Gaissler Moreira Engenharia Civil, Laff Construtora, Rac Engenharia, Verdespaco Engenharia, Vexillum Construções e Empreendimentos, Zelta Construções e Incorporações, Trafort Construções, F. Bertoncello Construtora de Obras, Engecram Indústria da Construção Civil, Casalinea Arquitetura e Ryc Incorporadora de Imóveis.
Forneced ores confirmados
Dentre os fornecedores já confirmados estão as empresas Altiseg, Arcelor Mittal, Artevan, Atuba & Ribeira, Bósio Eletro, CCN Revestone, Cerâmica Orso, Curitigran, Dma Pisos, Duroflex, Dw, Equahot, Estilo Gesso, Financo, Fk Representações, In Brasil, Inovadoor, Jn Business, Land Telecom, Lotus Clean, Magnoplan, Monte Reis, Nilmaster, Portalmad, Sanches Representação, Source, Versátil, Votoran, Votorantim Siderurgia, Orpec, Serralheria Forma, Brasilit, Hobimix, Driller, Ahau Publicidade, Akatu, ICR, J. Venturin, Prima Plantarum, Tautom, Ultrapiso, Mamoré, Nicheli, Dicali, Fadre, Precisão Dry Wall, Santi e Cumerlaro, Balles e Balles, Ceramica São Gerônimo, Concrebrás, Papelaria Lulli, Hillmann, Jr Pinus Fibra e Esdras.