CUB-PR começa a refletir alta dos preços dos insumos da indústria da construção

publicado em 11/11/2020

A diretoria do Sinduscon-PR tem acompanhado desde o início da pandemia os aumentos expressivos ocorridos nos principais insumos da indústria da construção. Desde então vem realizando uma série de ações para tentar combater estas altas abusivas e prestar orientações aos empresários quanto a este tema.

No final de outubro, a entidade participou de um encontro entre representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e empresários do setor da construção para debater sobre a metodologia de coleta e apuração do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC/FGV).

A intenção é começar um estudo de revisão do método de pesquisa ainda este ano, considerando que o setor passou por uma modificação importante em função da alta dos preços e que existe a necessidade de se fazer uma análise mais profunda do segmento, tentando entender o que mudou para, no futuro, melhorar os indicadores.

O vice-presidente de Banco de Dados do Sinduscon-PR, Marcos Kahtalian, destaca que o CUB-PR também começa a refletir de maneira individualizada os aumentos dos preços dos materiais de construção. "O CUB-PR é uma cesta de índices de vários itens da construção, por isso as altas não se refletem no agregado, mas individualmente é possível perceber elevações significativas, o que pode ajudar nas negociações de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de obras de engenharia", explica.

O CUB-PR de outubro por exemplo fechou com variação mensal de 1,94%, sendo que os materiais sofreram elevação de 5,48%. "Vale reforçar que quanto mais empresas participarem repassando informações para composição do CUB-PR, melhor será o resultado dos indicadores", salienta Kahtalian.

Interessados em contribuir podem entrar em contato com a assessoria econômica do Sinduscon-PR pelo email economia@sindusconpr.com.br.

Principais variações no CUB-PR (acumulado em 2020 até outubro)

Aço CA-50 10 mm

39,57%

Cimento CP-32 II

13,43%

Bloco cerâmico para alvenaria de vedação 9 cm x 19 cm x 19 cm

12,90%

Porta interna semi-oca para pintura 0,60 x 2,10 m

15,98%

Tinta látex PVA

11,17%

Emulsão asfáltica impermeabilizante

31,37%

Fio de cobre antichama, isolamento 750 V, # 2,5 mm²

30,42%

Disjuntor tripolar 70 A

28,21%

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.