Em meio a uma das crises mais graves de saúde mundial dos últimos tempos, a construtora associada ao Sinduscon-PR, CRON Engenharia, transformou o problema numa ação social para proteção e melhoria de renda dos seus trabalhadores. A construção civil, como setor essencial, continua trabalhando mesmo em meio à pandemia. As empresas estão tomando todos os cuidados e medidas para prevenir que o vírus se espalhe e prejudique, em especial, seus trabalhadores.
"Não podemos deixar de proteger nossos funcionários, pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento do País, mas que estão frente a frente com a pandemia. Por isso, nós do Sinduscon-PR, criamos uma cartilha com recomendações para o trabalho no canteiro de obras, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, com medidas de prevenção ao Coronavírus", ressalta o presidente da entidade, Rodrigo José Assis.
Um dos itens indispensáveis para proteção dos trabalhadores é a máscara cirúrgica. A demanda aumentou consideravelmente, estando inclusive em falta no mercado. "Diante da situação e buscando não dificultar ainda mais a disponibilidade do material, decidimos mobilizar as costureiras: esposas, parentes dos nossos trabalhadores, para a confecção das máscaras. A ideia é concentrar toda a produção no uso dos próprios trabalhadores e o excedente direcionar a hospitais e locais que tenham necessidade", explica Luciano Freitas, um dos sócios da empresa. Segundo ele, a CRON Engenharia conta hoje com 500 funcionários atuando nas obras.
Em apenas dois dias a ideia se tornou um projeto e tanto, mobilizando sete costureiras trabalhando em pleno vapor. "O processo em si é muito rápido. Cada costureira consegue produzir uma média de 200 unidades por dia. No dia 06 de abril recebemos um lote com 3 mil máscaras. Nossos trabalhadores já estão usando e a nossa expectativa é chegarmos a 40 mil", celebra o sócio da CRON.
A ação é um exemplo de como é possível repensar diante da crise e transformar em algo positivo. "Mais do que só proteger nossos trabalhadores, a ideia nos trouxe uma possibilidade muito maior, a de também poder complementar a renda deles. É uma forma de colaborar e mostrar o nosso cuidado com cada um que, de certa maneira, está mais exposto ao vírus", afirma.
TEM ESPAÇO PARA MAIS COSTUREIRAS
A iniciativa foi tão bem aceita que a CRON Engenharia quer ir além. A empresa está recrutando mais profissionais para confeccionar as máscaras. Para que haja um padrão nas peças, a empresa disponibiliza um tutorial em vídeo às costureiras e coordena todo o processo de produção e distribuição.
Quem tiver interesse em fazer parte desse time deve entrar em contato pelo e-mail luciano@cronengenharia.com.br.