atualizado em 31/03/2020
O setor da construção reforçou suas medidas de segurança e saúde do trabalhador nos canteiros para proteger sua mão de obra do contágio pelo coronavírus (Covid-19). "Há uma grande mobilização e conscientização das entidades e dos empresários para fazer o melhor esforço possível nesse período. Nossa principal preocupação é dar ao trabalhador a segurança necessária para atravessarmos esse momento", afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Inúmeras são as boas práticas já identificadas no setor, cuja atividade tem sido mantida para evitar uma deterioração maior da economia nacional. Um bom exemplo é o da Conx Construtora e Incorporadora, com 30 anos de atuação no mercado de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O esforço inclui esclarecimento e cuidado preventivo em seus canteiros, como a medição diária da temperatura do funcionário, nova rotina de higienização dos ambientes, redivisão dos turnos de trabalho e reorganização de refeitórios e demais ambientes para evitar aglomerações.
Confira, a seguir, algumas imagens do que vem sendo praticado pela Conx.
Termômetro na entrada
Marcação no piso da entrada da obra para manter as pessoas distanciadas
Lavatórios com sabão líquido antes da entrada, no refeitório e vestiários
Distanciamento entre as mesas e retirada dos assentos intermediários para evitar o contato dos operários durante as refeições
Inclusão de tanques e marcação do piso para manter a distâncias em todas as obras
Higienização dos canteiros
Distribuição de cartazes pela obra
Redefinição de turnos. Três horários de entrada, almoço e saída
Redefinição no uso dos elevadores para evitar aglomeração
Fonte: CBIC