Copom reduz taxa Selic para 3,00% ao ano

publicado em 07/05/2020

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros da economia (Selic) em 0,75 ponto percentual (p.p) passando de 3,75% para 3,00% ao ano. "Esse é o menor patamar da taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. O tamanho do corte surpreendeu grande parte dos analistas do mercado financeiro, que em função do agravamento do cenário econômico, aguardava uma redução de 0,50 p.p..", destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Segundo Vasconcelos, conforme a pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central, a Selic encerrará 2020 em 2,75%.

A redução da Selic ocorre em meio à divulgação de indicadores que demonstram as dificuldades da economia nacional diante da pandemia provocada pela Covid-19. Um número que demonstra isso é a queda de 9,1% na produção industrial no País em março, na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal), conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Esse foi o pior resultado apresentado pelo indicador desde maio/2018, quando a greve dos caminhoneiros provocou uma retração de 11% na produção da indústria nacional", menciona a economista.

Em relação a março de 2019 (série sem ajuste sazonal), o recuo foi de 3,8%, o que correspondeu ao quinto resultado negativo consecutivo nesta base de comparação. Assim, a produção industrial brasileira ficou próxima ao nível de agosto de 2003 e 24% abaixo do pico alcançado em maio de 2011. Esse é mais um retrato que demonstra os efeitos da paralisação de atividades ocorridas em função do isolamento social provocado pela pandemia.

Veja a íntegra de Informativo Econômico sobre o assunto.

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.